Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Secundaristas preparam performance para mostrar abusos e assédios das mulheres
5 de setembro de 2017
300 meninas estudantes secundaristas do Brasil discutem machismo nas escolas
7 de setembro de 2017
Mostrar todos os posts

Aos 11 anos, Helena Prestes é destaque no Encontro de Mulheres Estudantes

Todos os anos, Helena Prestes Lopes chegava em casa com a lição de casa: pesquisar sobre o oito de março, Dia Internacional das Mulheres. Só que, ao ajudá-la na biblioteca, a mãe Ana Prestes percebeu que não existia nenhum livro para as crianças sobre o assunto. Então ela mesma, cientista social e neta do líder politico Luís Carlos Prestes, decidiu se inspirar na filha para escrever um: “Mirela e o Dia Internacional da Mulher”.

Na história criada por Ana, a personagem Mirela recebe como tarefa da escola descobrir a origem do oito de março. Na vida real, Helena, que além de bisneta de Prestes é filha de um ex-presidente da UBES, Kerison Lopes, se empolgou com o assunto e decorou todos os versos. O livro inteiro na ponta da língua! Quer ver?

A interpretação pode ser conferida no encerramento do Encontro de Mulheres Estudantes, no dia 7 de setembro. O evento acontece em São Paulo, na Faculdade Zumbi dos Palmares.

Ana Prestes também participará do encontro, na mesa “Escola Sem Machismo”. Veja a programação completa aqui.

Leia também:
Secundaristas preparam performance para mostrar abusos e assédios de mulheres
Lugar de mulher é… na militância política

Nas páginas da história

“Na história da humanidade
Já houve muita confusão
Mas sempre que busco os atores
Vejo homens, mulheres não…

Será que mulher se esconde
Das páginas da história?
Ou será que são os homens

Que não dividem a vitória?”

O livro instiga as meninas a questionarem os modelos ao seu entorno. Ana diz que as filhas participaram na criação, ouvindo e dando sugestões. Helena ajudou na criação de um figurino para sua personagem e capricha na interpretação. “É muito bom levar o livro para as escolas e ver como as meninas já percebem uma série de coisas e relacionam com a vida delas”, completa a autora.