Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Com repressão a estudantes e blindagem a deputados, CPI da Máfia da Merenda é encerrada na Alesp
14 de December de 2016
UBES anuncia nova data do 3º Encontro Nacional de Grêmios e do 1º Encontro LGBT
20 de December de 2016
Mostrar todos os posts

UBES e movimentos sociais da Frente Brasil Popular atualizam plataforma política e convocam jornada para 2017

Para debater o complexo cenário político brasileiro e as formas para barrar a agenda de retrocessos imposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer, nos últimos dias 7 e 8 de dezembro, cerca de 350 lideranças de 100 organizações populares brasileiras se reuniram na Primeira Plenária Nacional Frente Brasil Popular.

Essa reunião teve o objetivo de atualizar a linha política dos movimentos populares na construção de unidade contra o golpe em curso no país.

O encontro ocorreu em Belo Horizonte (MG) e teve ampla participação de setores sociais da juventude, movimento estudantil, da educação, do campo, da saúde, sindical, setores religiosos.

O encontro aprovou a “Carta de Belo Horizonte”*, documento que sintetiza os principais pontos discutidos na plenária. Para 2017, serão marcadas manifestações contra a Reforma da Previdência, contra a Proposta de Emenda Constitucional 55 e demais medidas de retirada de direitos dos trabalhadores.

Na pauta, além das questões da crise política, econômica e institucional que o Brasil enfrenta, os movimentos se posicionam em defesa das liberdades democráticas, reforma política, soberania nacional e contra a retirada de direitos dos trabalhadores e privatizações.

A plenária atualizou as bandeiras políticas e a plataforma de propostas para saídas da crise e apontou intensificação da luta contra o golpe e o governo Temer, exigindo “Diretas Já”.

ESTUDANTES EM LUTA

A partir de janeiro a Frente Brasil Popular propõe uma série de ocupações com intuito de pressionar e se posicionar contra os retrocessos do governo. Segundo a diretora de Movimentos Sociais da UBES, Jessica Lawane, os secundaristas que ocuparam mais de mil escolas em todo o país contra propostas ameaçadoras que tramitam no Congresso Nacional – PEC 55, MP 746 e Lei da Mordaça -, permanecerão mobilizados.

“A luta central de toda mobilização permanece sendo a retomada da democracia e a resistência aos retrocessos. A Frente definiu a unificação de uma bandeira, que é o Fora Temer e as Diretas Já, para que a partir disso consigamos reorganizar a Frente para o próximo período e fazer um programa que dialogue com os movimentos, aglutinando neste processo outros setores”, explica Jéssica.

CARTA DE BELO HORIZONTE*

Leia aqui na íntegra o documento aprovado na Primeira Plenária Nacional Frente Brasil Popular.

FRENTE BRASIL POPULAR

A UBES compõe a articulação da Frente Brasil Popular, atuante desde setembro de 2015 em reflexo da unidade dos movimentos populares em torno da defesa da democracia e por outra política econômica. Diante da crise institucional, as entidades resolveram agir em torno de bandeiras claras e ações comuns e compartilhadas