Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Mesmo com censura, “Fora Temer” marca abertura das Olimpíadas 2016
9 de August de 2016
Agosto pela democracia! Estudantes convocam Jornada Nacional de Lutas
11 de August de 2016
Mostrar todos os posts

Por uma educação pública de qualidade, estudantes organizam dia de paralisação nacional

No mês do estudante, a luta continua! No dia 11 de agosto, a força da juventude brasileira ocupará as ruas das principais capitais do país para reivindicar o que lhes é direito: uma educação pública, gratuita e de qualidade. Contra os contínuos ataques ao setor da educação, o movimento estudantil organiza um dia de paralisações nacionais, que além das pautas gerais, tratará também das demandas do ensino de cada estado. A seguir, confira as agendas das mobilizações:

SÃO PAULO

Estudantes se reunirão no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), na capital paulista, às 8h da manhã, para realizar atividades e debates contra os ladrões da merenda, a Lei da Mordaça e em defesa de uma escola mais democrática. Saiba mais aqui. 

Onde: MASP (Av. Paulista, 1578).

Quando: 8h da manhã nesta quinta-feira, 11/08.

 RIO DE JANEIRO

No Meier, a principal razão que coloca o movimento estudantil e professores em protesto é o projeto Escola Sem Partido. Às 12:30h, no Colégio Estadual Visconde de Cairu, secundaristas organizam debates sobre censura, direitos sociais, golpe de Estado, além de uma roda cultural com uma batalha de MCs. Saiba mais no evento oficial.

Onde: Colégio Estadual Visconde de Cairu. Rua Soares da Costa, RJ.

Quando: 12h30 nesta quinta-feira, 11/08.

BRASÍLIA

A capital do país integra os atos para combater a redução da maioridade penal. No Distrito Federal, estudantes exigem ainda o fim do extermínio da juventude negra e periférica a partir das 9h da manhã, no Senado Federal.

Onde: Senado Federal. Praça dos Três Poderes, s/n, Brasília.

Quando: 9h, desta quinta-feira, 11/08.

ACRE

Com intervenções culturais e debates políticos, a União dos Estudantes Secundaristas do Acre realizará a Sessão Solene dos Estudantes, na Assembleia Legislativa do Estado, localizada na capital Rio Branco, às 10h30 da manhã.

Onde: Assembleia Legislativa do Estado do Acre. Rua Arlindo Porto Leal, 241, Centro, AC.

Quando: 10h30, desta quinta-feira, 11/08.

ALAGOAS

A juventude alagoana ocupará as ruas de Maceió pelo Fora Temer e contra lei da mordaça. A concentração se inicia na Avenida Fernandes Lima, no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas.

Onde:  Avenida Fernandes Lima, no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas, s/n, AL.

Quando: quinta-feira, 11/08.

MATO GROSSO

Em Cuiabá, a Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas convoca os estudantes para protestar contra o projeto Escola Sem Partido. A luta por um ensino público de qualidade é mais uma das exigências estudantis. O ato acontecerá na Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (ADUFMAT), às 18h. Veja mais aqui.

Onde:  Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (ADUFMAT). R. Fernando Corrêa da Costa, 2367, MT.

Quando: 18h,  desta quinta-feira, 11/08

RIO GRANDE DO SUL

Em Porto Alegre, a manifestação irá acontecer na Escola Técnica Estadual Parobé, a partir das 8h da manhã. Na cidade, a comunidade estudantil realiza as mobilizações por um plebiscito sobre novas eleições, por mais segurança nas escolas, pelo Passe Livre, além de outras reivindicações. Saiba mais no evento oficial.

Onde: Escola Técnica Estadual Parobé. Av. Loureiro da Silva, 945, RS.

Quando: 8h, desta quinta-feira, 11/08.

A LUTA NÃO PARA!

As passeatas seguirão em outros estados ao longo do mês. Em Petrópolis (RJ), no dia 16 de agosto, os estudantes realizarão no Sindicato dos Bancários, às 14hs, plenária da Associação Petropolitana dos Estudantes para reativação da sede da entidade.

Fique ligado no site da UBES para ficar por dentro de outras manifestações que ocorrerão ao longo deste mês.