Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

7 motivos para ir ao 3º Encontro Nacional de Grêmios da UBES
8 de December de 2016
Nota de repúdio à aprovação da MP de “Deforma” do Ensino Médio
9 de December de 2016
Mostrar todos os posts

Ocupações e filme alemão inspiram arte do 3º Encontro de Grêmios da UBES

A UBES apresenta a identidade visual do seu 3º Encontro Nacional de Grêmios e 1º Encontro LGBT da entidade, que será realizada de 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2017.

Com o tema “Secundas Resistem”, a arte do principal encontro das lideranças secundaristas de todo o Brasil traz elementos que remetem às ocupações encabeçadas pelos estudantes, que ganharam força no segundo semestre deste ano. A pirâmide de carteiras coloridas remete ainda às cores da bandeira LGBT.

photo1183800142372907192

“O conceito da campanha é uma mistura da ideia de uma barricada e as instalações que os personagens do filme Edukators faziam nas casas que invadiam. No filme, essas instalações eram uma maneira de fazer com que as pessoas repensassem sua existência. É desse incômodo de repensar, de criar um novo plano para a educação de forma questionadora e pulsante, que estamos falando nesse cartaz”, explica Juliano de Oliveira Moraes, designer que assina o conceito da arte do 3º ENG.

Imagem do filme Edukators (2004)

Imagem do filme Edukators (2004)

O filme mencionado pelo designer é o alemão The Edukators, do diretor Hans Weingartner, lançado em 2004, que mostra a insatisfação da juventude europeia contra as injustiças sociais. A ideia dos três edukadores protagonistas do longa baseia-se em invadir mansões e mudar os móveis de lugar, posicionando-os de forma inusitada. Não roubam nada, mas criam a sensação de insegurança naqueles que se consideram inatingíveis. O protesto pacífico indicava a busca de novas formas de expressão em prol de mudanças no status quo vigente.

Assim como no filme, os estudantes brasileiros também protagonizam protestos pacíficos para chamar a atenção para o sucateamento da escola. As carteiras são um símbolo dos secundaristas e da luta desses estudantes contra os retrocessos promovidos pelo governo ilegítimo de Michel Temer na área da Educação.

Muitas vezes empilhadas em barricadas improvisadas, as carteiras representam também a resistência secundarista contra medidas como a PEC 55, que congelará o futuro da juventude pelos próximos 20 anos, a MP 746, de “Deforma” do Ensino Médio, e a Lei da Mordaça (Escola sem Partido) – dialogando com o tema do Encontro.

“A pilha de carteiras foi pensada como um símbolo possível de toda a luta pela educação de quem ocupa e resiste de forma crítica às migalhas que o atual sistema nos oferece”, acrescenta Juliano sobre a arte do evento.

O 3º Encontro de Grêmios e 1º Encontro LGBT da UBES será realizado em Fortaleza, na Universidade Federal do Ceará (UFC).