Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

A UBES quer mais shortinho sim!
10 de March de 2016
Manaus (AM) dá largada à Jornada Nacional de Lutas 2016
10 de March de 2016
Mostrar todos os posts

Na Comissão de Educação, estudantes denunciam fechamento de escolas em Pernambuco

Em Pernambuco, a luta contra o sucateamento da educação na rede pública também está a todo vapor. Nesta quarta-feira (9), os estudantes participaram de audiência pública promovida pela Comissão de Educação, na Assembleia Legislativa (Alep) e denunciaram o fechamento de escolas, turmas, e turnos.

A estudante Vitória Regina Caetano cursa o 1º ano na escola São Luiz, em Jaboatão dos Guararapes, na Grande Recife. Durante a audiência, a jovem retratou estado de total abandono da instituição.  “Algumas turmas foram fechadas, novas matrículas foram proibidas e vários professores já pediram transferência. A escola está sendo esvaziada, e tudo é feito sem comunicação com os alunos”, criticou.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Williams Menezes, a educação segue o caminho inverso da expansão da rede técnica ao afirmar que o número de vagas ofertadas tem diminuído ao logo dos anos, inclusive em escolas técnicas. “Em janeiro, quatro escolas foram fechadas e, em São Bento do Una, 30 estudantes não conseguiram fazer a matrícula”, relatou.

O fechamento de escolas em áreas rurais também foi ressaltado no debate. Na avaliação de Sônia Santos, representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), “o direito à educação está sendo negado à população do campo”. De acordo com ela, “de 2010 para cá, quatro mil escolas foram fechadas, somente em Pernambuco, e 37 mil no Brasil. Isso é um absurdo”, frisou.

Vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores no Estado (CUT-PE), Paulo Rocha argumentou que questões educacionais não podem ser analisadas apenas do ponto de vista da redução de custo. Ele também se solidarizou à situação dos professores da Rede Municipal do Recife, que paralisaram as suas atividades na terça (8).

A situação específica das escolas de Gravatá, no Agreste, foi denunciada. Desde 18 de novembro do ano passado, a cidade está sob intervenção do Governo do Estado, sendo administrada pelo coronel Mário Cavalcanti de Albuquerque. Em visita ao município em fevereiro, a Comissão de Cidadania apurou que nove escolas foram fechadas.

Como encaminhamentos da audiência, a presidenta da Comissão, deputada Teresa Leitão (PT), afirmou que vai convocar o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio. Entre os temas que precisam ser esclarecidos, estão o número de escolas e turmas fechadas, e o quantitativo de alunos impactados.

Da ALEP, com edição.