Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Confira a lista de escolas inscritas para o 18º Congresso da UPES
23 de March de 2016
Estudantes lutam por banheiro unissex em escola do Rio Grande do Sul
24 de March de 2016
Mostrar todos os posts

GREVE NO RJ: estudantes ocupam escola

Mesmo enfrentando uma expressiva greve dos profissionais da educação, que completa três semanas nesta quarta-feira (23), o governo do Rio de Janeiro permanece sem diálogo com os manifestantes. Em meio à manipulação da mídia e as tentativas de repressão ao movimento, os secundaristas endurecem a luta contra o sucateamento do ensino e iniciam ocupações nas escolas.

A primeira começou na última segunda-feira (21), no Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador. Cerca de 200 estudantes se dividem em comissões para manter a organização, limpeza, alimentação e atividades culturais na instituição.

Além das pautas gerais da greve pelo pagamento dos profissionais, educação e merenda de qualidade, professores valorizados e melhorias na infraestrutura, a primeira escola ocupada tem como mote a gestão democrática, resistência à ameaça de privatização da instituição e denuncia a falta de professores.

“A mídia acoberta o governador Luiz Fernando Pezão. O governo e a Secretaria de Educação pressionam as direções para suprimir as mobilizações, e isso gera direções ainda mais autoritárias que o normal. Esse, inclusive, foi um dos principais motivos da ocupação no Mendes de Moraes, que está sofrendo forte repressão policial”, declarou a presidenta da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES-RJ), Isabela Queiroz.

12791051_1158683050811091_69147433341037705_n

OCUPAR É RESISTIR

Desde o final de 2015, o Brasil testemunha a Primavera Secundarista, movimento nacional de reivindicações que ganhou grande visibilidade dentro e fora do país com a ocupação de escolas. Em Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, as ocupações se tornaram estratégias primordiais para denunciar as irregularidades que acontecem dentro das instituições, o sucateamento da educação e a manipulação da mídia.

No Rio de Janeiro não é diferente. Segundo a presidenta da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES-RJ), Ana Carpes, em diversas cidades a juventude planeja novas ocupações. “É muito provável que na próxima semana outras escolas estejam ocupadas. Em São Gonçalo, Maricá e Petrópolis o sentimento é de mobilizar e ocupar”, diz a líder estudantil.

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), informou que a greve teve início com a adesão de 70% da categoria em todas as regiões. Mesmo assim, “as reivindicações dos professores ainda não foram atendidas e as condições de aula continuam muito precárias”, ressalta Isabela.

Durante a terceira assembleia das escolas estaduais realizada nesta terça (22), a continuidade da greve e uma moção de apoio aos estudantes do colégio ocupado foram aprovadas com unanimidade.