Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Vitória secundarista: após pressão estudantil, Estadual Central é reinaugurado em MG
23 de June de 2016
OCUPAÇÃO DA ALESP PODE VIRAR FILME
27 de June de 2016
Mostrar todos os posts

Estudantes criam “Tocha da Educação” no Mato Grosso

Estudantes que ocupam 25 escolas no Mato Grosso saíram às ruas de Várzea Grande, nesta quinta-feira (21), levando a “Tocha da Educação”. A iniciativa aconteceu no mesmo dia em que a tocha olímpica chegaria na cidade mato-grossense.  Símbolo das Olimpíadas 2016, a tocha oficial percorrerá 82 municípios brasileiros até o acendimento da pira na cerimônia de abertura do evento.

A brincadeira dos estudantes leva a mensagem séria da Primavera Secundarista que reivindica que o ensino seja prioridade.

“Nossa ideia foi chamar atenção do governo no âmbito estadual e federal. No Mato Grosso, o governador Pedro Taques (PSDB) vem tratando a educação como mercadoria, querendo privatizá-la. No Ministério da Educação (MEC), o ministro Mendonça Filho foi empoçado por um governo golpista que ameaça retrocedendo nos avanços”, criticou Juarez França, presidente da Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas (AME).

A intervenção acompanhou todo o trajeto da Tocha Olímpica, que chegou ao aeroporto Marechal Rondon no período da manhã.

A corrida secundarista com a “Tocha da Educação” seguiu à frente da tocha oficial, percorrendo todo trajeto da cidade, representando a resistência dos 9 colégios que permanecem ocupados no município contra o sucateamento do ensino e a ameaça de privatização. Saiba mais aqui.

Os Jogos Olímpicos 2016 serão disputados de 5 a 21 de agosto, no Rio de Janeiro. A Tocha Olímpica, símbolo dos Jogos, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento, que foi iniciado no dia 3 de maio.