Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Estudantes convocam ”Dia Nacional de Paralisação pela Democracia” para esta quinta
27 de April de 2016
UBES divulga prestação de contas da sua campanha de arrecadação; doações continuam até a votação no Senado
28 de April de 2016
Mostrar todos os posts

Em Búzios (RJ), estudantes completam 24 horas de ocupação em escola

Começou na última terça-feira (26) a ocupação do Colégio Estadual João de Oliveira Botas, na cidade de Armação de Búzios, no Rio de Janeiro. Totalmente imersos no movimento de ocupar e trazer à tona lutas históricas da classe estudantil, os estudantes já fazem repercutir entre pais, professores e toda comunidade o calor da revolta secundarista contra o descaso do governo estadual com a educação e a estrutura da instituição.

“Quando começou a greve dos professores no dia 2 de março, iniciamos a nossa greve de ocupação. Não entrávamos na sala e fazíamos atividades externas. Agora, decidimos ocupar de vez”, conta a estudante do 3º ano, Débora White. “Estamos confiantes, a repercussão tem sido muito grande e as duas pautas mais importantes são o tombamento da escola como patrimônio da cidade e melhoras na infraestrutura do colégio”, conclui a estudante.

A ocupação em Búzios pressiona por mudanças rápidas nas pautas que se dividem entre demandas dos estudantes – como a elaboração de um novo projeto político pedagógico, estímulo às atividades artísticas na escola – e demandas estruturais – por mais verbas para manutenção e merenda da escola. A ocupação também é organizada em apoio à greve dos professores da rede estadual e em solidariedade aos aposentados da educação que estão sem salário.

A professora de sociologia e filosofia, Luísa Barbosa, ressalta o papel da mobilização encabeçada pelos estudantes. “Ontem foi um dia importante para a cidade. O colégio foi ocupado pelos alunos que reivindicam, em consonância ao movimento de ocupações do Estado do Rio de Janeiro, frente ao descaso de Pezão, Dornelles e gestões anteriores, uma educação de qualidade”, afirmou Luísa, destacando a falta de comprometimento do governo estadual.

13072902_10209090240995115_5894901457861372873_o

UM MAIS UM É SEMPRE MAIS QUE DOIS

Doações de alimentos e utensílios para manutenção de limpeza podem ser doados à ocupação. Para mais informações sobre como contribuir, os voluntários podem acessar a página da ocupação#OcupaBotas ou comparecer pessoalmente no colégio.

Nesta quarta-feira (27), uma reunião aberta aos estudantes, pais e toda comunidade acontece a partir das 17h na ocupação para falar sobre o compromisso e ações na unidade ocupada. Os estudantes também estão mobilizando para que haja a presença de representantes da Comissão de Educação. Saiba mais aqui.

13048158_10209090208474302_4902031216390687993_o

 

Fotos: Rodrigo Melo.