Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

5º grande ato contra o aumento novamente é impedido de seguir pela PM em SP
22 de January de 2016
Vamos discutir um novo currículo do ensino médio?
22 de January de 2016
Mostrar todos os posts

Do Fórum, para a rua e nem um passo atrás: “A escola é território de luta”

Com o tema “Democracia, direitos, diversidade, resistência e luta”, o debate reuniu ainda outras 9 mulheres, como a ministra Nilma Lino Gomes (Cidadania) e a deputada federal e ex-ministra da secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosáiro. O presidente da UNA-LGBT (União Nacional LGBT), Andrey Lemos, também participou.

Camila trouxe para a mesa um pouco da vivência da luta nas ocupações das escolas que pipocam Brasil afora após o movimento vitorioso em São Paulo.

Ela lembrou que o ambiente nas ocupações era totalmente diferente do vivido no dia-a-dia das escolas, onde a direção é repressora e totalmente despreparada para tratar com situações que fogem da tradicional e arcaica forma de ensino.

“O cotidiano das ocupações nos mostrou que outra escola é possível. Os estudantes se sentiram muito mais parte daquele espaço quando tiveram liberdade para criar, decidir e produzir de uma forma mais diversa. As mulheres eram respeitadas, as pessoas lgbts eram respeitadas”, relatou.

“A escola precisa sair do armário e termos uma livre experiência da nova escola, sem machismo, racismo, lgbtfobia, livre, laica, aberta para o diálogo. Por isso, a importância de debater a diversidade e a aceitação do amor, qualquer forma de amor”, disse, sendo muito aplaudida.

Camila também denunciou as ações da polícia militar que tem reprimido com muita violência os protestos contra o aumento da passagem em São Paulo e feito perseguições a estudantes e professores que participaram das ocupações das escolas.

“Não vamos permitir que voltemos a uma ditadura, quando as pessoas eram perseguidas por suas posições e ações políticas. A escola é um território de luta”, desafiou.

NEM UM PASSO ATRÁS

IMG_6717

O coordenador da União Nacional LGTB (UNA-LGBT), Andrey Lemos, trouxe para a mesa a cobrança de que é preciso avançar mais com as experiências dos governos democráticos e populares comprometidos no enfretamento às desigualdades.

“E o movimento social precisa estar organizado, articulado e fortalecido para pressionar os poderes legislativos, executivo e judiciário no sentido de garantir que não haja retrocesso”.

Andrey disse reconhecer que nos últimos poucos mais de 10 anos foram alguns avanços com políticas e ações afirmativas para promover uma parte da igualdade de oportunidades com as populações historicamente discriminadas. “Entretanto, governo e movimentos sociais precisam dar as mãos e disputar o imaginário cultural e o coração das pessoas e da sociedade. Garantir que as ferramentas como a educação, a cultura e comunicação sirvam de combate às opressões”, cobrou.

Ele ressaltou a necessidade urgente de descolonizar o Brasil. “Estamos em um sociedade que foi colonizada com a influência do patriarcado, do machismo e, consequentemente, da lgbtfobia. É preciso descolonizar o Brasil, descolonizar a América latina, enfrentar o fundamentalismo religioso e político e empoderar as mulheres, as pessoas lgtbs e outros segmentos vulnerabilizados. Precisamos avançar nas garantias doas conquistas sociais, enfrentar o golpismo e garantir a continuidade a democracia, defender a laicidade do estado e a criminalização da homofobia”, disparou.

GERAÇÃO PRECISA HONRAR A DEMOCRACIA

IMG_6707

“O Brasil não pode ver comprometida a sua democracia. Essa geração precisa honrar a democracia e dizer que não haverá golpe haverá luta para avançarmos no projeto dos movimentos sociais para um país com mais direitos. Isso é vital para que não tenhamos projetos aprovados como aquele que quer negar a vítima de estupro o atendimento na rede pública de saúde”.

Ex-ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, a deputada Maria do Rosário foi também uma das mais aplaudidas ao falar no auditório Araújo Vianna e chamar a atenção para a onda conservadora enumerando uma série de projetos que estão em curso e, caso aprovados, causarão um grande retrocesso ao país. Ela pediu o fim dos chamados autos de resistência e dos monopólios da comunicação e cobrou a aprovação de uma legislação que criminalize a homofobia e a intolerância religiosa.

Maria do Rosário destacou ainda o enfrentamento à tortura não só no âmbito dos casos da ditadura militar que precisam ser julgados e mostrados à sociedade, mas também a tortura em cadeias, delegacias, lugares de longa permanência de idosos e adolescentes. “E a luta antimanicominal, que ainda não concluímos”, frisou.

A ex-ministra lembrou o sentido principal da criação do fórum para combater o neoliberalismo e promover a integração dos povos.

“Esse Fórum é para os meninos e meninas da Síria, para os palestino, para as meninas sequestradas pelo Boko Haram na Nigéria, esse é o Fórum dos migrantes, dos refugiados, dos lutadores sociais, das mulheres traficadas, das crianças exploradas”, disse.

“O Fórum não pertence aos governos mas dialoga com os governos democrático e contribuiu nesses 15 anos de existência para combater o nefasto projeto neoliberal. Neoliberalismo que precisava anos atrás ser combatido no seu âmago, na sua raiz”, destacou.

(Fotos: Fábio Bardella)