Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Bloco formado por entidades estudantis desfila pela segunda vez na maior festa do mundo
3 de February de 2016
Estudantes impedem fechamento de turmas e escolas no Espírito Santo
5 de February de 2016
Mostrar todos os posts

A sua escola é homofóbica, sexista ou preconceituosa?

Quem está nas salas de aula das escolas públicas sabe o quanto é difícil encarar no dia a dia a homofobia, o sexismo, o machismo e as outras diversas formas do bullying e de violência, não é verdade? Mas muitas vezes, essas vozes são silenciadas. Ainda é uma disputa muito grande para o movimento estudantil e dos direitos humanos dar voz à juventude lésbicas, gay, bissexual, travesti e transexual, os LGBTs.

Para fortalecer os argumentos de que é urgente a ampliação desse debate e o compromisso da educação em tratar esses temas, a Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Escolar 2015 lançou uma plataforma online, que por meio de um questionário de perguntas e respostas, o estudante pode contar suas experiências de forma voluntária e anônima.

PARTICIPE DA PESQUISA

Para participar, basta acessar ao link Tinyurl.com/abgltpesquisa. O questionário contém perguntas sobre você, sua instituição educacional e suas experiências na mesma – inclusive até que ponto você se sente seguro/a nela e os preconceitos que você possa ter observado e vivenciado lá durante o ano letivo de 2015.

De maneira anônima, a expectativa é que o estudante ou ex-estudante, se sinta à vontade para responder as perguntas sobre casos de homofobia, sexismo, posicionamento dos profissionais da educação, relatos de experiências vividas e reflexos na vida escolar. Caso tenha alguma pergunta sobre a pesquisa, pode entrar em contato com os membros da equipe pelo e-mail: [email protected].

Mais de 300 mil estudantes já responderam a pesquisa. O projeto foi criado pela parceria do Grupo Dignidade com o IBDSEX, ABGLT e a Universidade Federal do Paraná. Um relatório com os resultados da pesquisa será divulgado no último trimestre de 2016 em www.grupodignidade.org.br e www.abgt.org.br.