Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Com mais de 15 atos, secundaristas ocupam as ruas de São Paulo
3 de December de 2015
Vitória dos estudantes: Alckmin recua e adia reorganização
4 de December de 2015
Mostrar todos os posts

Sorocaba: Diretoria Regional de Ensino ocupada!

Mesmo com ordem de reintegração de posse decidida pelo Tribunal de Justiça, estudantes permanecem em luta com 22 escolas ocupadas

No fim de tarde desta quarta-feira (02), estudantes de diversas escolas do interior iniciaram a ocupação da Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba, órgão da Secretaria Estadual de Educação. O prédio funciona anexo à E.E. Antonio Padilha, no centro da cidade.

Na lista de escolas que passarão pela organização, a E.E. Antonio Padilha sofre a ameaça de perder o ensino médio. A unidade segue ocupada pelos alunos desde o dia 24 de novembro.

Segundo o estudante do 3º ano, Rafael Henrique, a ocupação é legítima e necessária para denunciar a realidade das salas de aula. “Esse ano tivemos salas com 45 alunos, não precisamos de reorganização, precisamos da reforma no ensino, não temos nem um laboratório de química, por exemplo”, explica.

Depois de duas semanas desde o início das ocupações em Sorocaba, a jovem Débora Nunes, tesoureira da União sorocabana dos Estudantes Secundaristas (USES) e estudante do Padilha, conta sobre a ideia de ocupar a Diretoria. “Chegamos a um total de 22 ocupações, mas conseguiram uma ordem de reintegração de posse, no fim do ano letivo, decidimos iniciar a ocupação da Diretoria”, conta.

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), subsede de Sorocaba, informou que a ação demonstra que é hora de o governo estadual abrir um diálogo com a sociedade para rever a reorganização. Em julgamento parcial de recurso apresentado pelos professores, o Tribunal de Justiça decidiu que as reintegrações deverão acontecer.