Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES divulga documento aprovado pelo 13º ENET
11 de February de 2015
Saiba tudo que foi discutido no 13º ENET
13 de February de 2015
Mostrar todos os posts

Quem luta conquista! Passe Livre Estudantil é aprovado em São Paulo

Após pressão na assembleia legislativa, entidades estudantis comemoram a conquista do passe livre no metrô, trens e transporte metropolitano

Fruto da luta estudantil, os estudantes ocupavam a Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (11/02) quando os deputados aprovaram o Projeto de Lei nº 1/2015, que garante a gratuidade aos estudantes nas tarifas do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e dos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) no estado de São Paulo.

Após blitz realizada pela manhã e diversas passeatas, a juventude paulistana comemorou a aprovação do projeto com emendas que ampliam a gratuidade para estudantes da rede técnica, PRONATEC, profissionalizante, pré-vestibular e universidades particulares no critério de baixa renda.

“A defesa do passe livre é o carro chefe da luta dos estudantes. Desde a Revolta dos Bondes até a era do metrô, a juventude sempre esteve à frente da luta por um transporte público e de qualidade. E em São Paulo não é diferente”, enfatiza a presidenta da UBES, Bárbara Melo.

O projeto do governo do estado concede 50 viagens gratuitas por mês aos estudantes dos ensinos fundamental e médio de instituições públicas de ensino e aos de ensino superior – que estudem em universidades públicas e comprovem baixa renda ou que sejam participantes de programas sociais, como Prouni e Fies.

“Colocamos nossa opinião no Colégio de Líderes dos Partidos e apresentamos emendas pela ampliação. Seguiremos na luta pela regulamentação da PL 01/2015, que contemple todos os estudantes”, afirmou a presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, Carina Vitral.

Na Prefeitura de São Paulo os estudantes ainda lutam pela ampliação do benefício. O decreto anunciado no dia 6 de janeiro concede o passe livre na capital apenas para estudantes das escolas e universidades públicas que morem a mais de 1km da unidade de ensino e não inclui estudantes da rede técnica.

Da Redação