Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES DIVULGA PRESTAÇÃO DE CONTAS
2 de September de 2015
EMPODERAR AS MULHERES E DEFENDER A DEMOCRACIA
5 de September de 2015
Mostrar todos os posts

O 3º EME DA UBES E A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MODELO DE SOCIEDADE

A diretora de Mulheres da entidade, Rose Nascimento, fala sobre o encontro que começa nessa sexta (4)

Com o tema “Empoderar as mulheres é defender a democracia”, começa nesta sexta-feira (04/9) o 3º Encontro de Mulheres da UBES (EME), em São Paulo. Às vésperas do 15º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), o evento reunirá jovens secundaristas de todo o Brasil em atividades que seguem até o sábado (5). Acesse aqui a programação.

Para a diretora de Mulheres da entidade, Rose Nascimento, o papel do EME é consolidar cada vez mais o debate entorno da luta das mulheres, desde a sala de aula até as instâncias mais altas de decisão no país.

“A partir do momento que as mulheres tiverem seus espaços de poder nós conseguiremos transformar a política. A própria realidade do movimento social muda quando as forças políticas apresentam um contingente de mulheres dirigentes. Precisamos cada vez mais equacionar esse cálculo para que tenhamos um modelo de sociedade mais justa e igualitária”, declara Rose.

Dialogando com pesquisas como a publicada pelo Portal Brasil, na qual a mulher aparece representando 51,4% da população, maioria nas eleições e cada vez mais à frente das famílias brasileiras, o 3º EME debaterá o crescente empoderamento e o seu reflexo na democracia, as marcas do patriarcado, a luta por mais igualdade na área da ciência, o debate de gênero nos Planos Municipais de Educação (PMEs), entre outros.

“Precisamos empoderar cada dia mais umas às outras, para que possamos nos compreender enquanto sujeitas de direitos, direitos esses que historicamente — assim como para as comunidades de negras, negros e LGBTs — sempre foram negligenciados. Isso tudo é muito novo para toda sociedade”, declara Rose.

No EME acontecem debates que abordam a LGBTfobia e o problema da redução da maioridade penal na perspectiva das mulheres.

HISTÓRICO DO EME DA UBES

“A construção desse 3º EME é um grande marco para gestão que enfrentou muitos casos de machismo, trabalhamos a questão da desconstrução disso, para que consigamos mostrar que as companheiras não precisam passar por nenhum processo de subordinação. Nós não somos inferiores, temos potencial e capacidade”, finalizou a secundarista

Realizado a cada dois anos, a primeira organização do EME aconteceu em Brasília (DF), em setembro de 2011. O tema do encontro foi “A UBES somos nós, mulherada aqui tem voz”, que contou com a presença da liderança estudantil chilena Camila Vallejo, à época presidenta da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECh).

Em janeiro de 2013, na cidade do Recife (PE), o 2º EME debateu o protagonismo e a autonomia das mulheres nos espaços de poder. Um documento foi aprovado. Acesse aqui.

SERVIÇO

O quê? 3º Encontro de Mulheres da UBES
Quando? De 4 a 5 de setembro
Onde? Uninove, campus Memorial | Barra Funda, São Paulo/SP
Acesse a programação.