Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Escola do Grande ABC permanece combativa contra reorganização
19 de November de 2015
Após audiência pública no Tribunal de Justiça, ocupações continuam
19 de November de 2015
Mostrar todos os posts

Não é só pela reorganização, estudantes na luta por mais educação

Em dez dias de mobilização, o Estado de São Paulo já tem mais de 78 escolas ocupadas na capital, região metropolitana e no interior – de acordo com o levantamento das entidades estudantis até a publicação desta reportagem nesta quinta-feira (19). A cada hora o número só aumenta.

O protesto é encabeçado por estudantes, com apoio de pais e professores, que não aceitam a “reorganização” imposta pelo governador Geraldo Alckmin, que quer fechar 94 escolas e afetar a vida 311 mil estudantes e 74 mil professores.

Em solidariedade estudantes de outros estados como Maranhão, Minas Gerais, Paraná e Bahia realizaram manifestações dentro de suas escolas e mandaram vídeos e fotos de apoio.

Jornalistas da UNE e da UBES estiveram nesta quinta-feira em três escolas ocupadas, a Caetano Campos da Consolação, no Centro da capital; a Professor Moacyr de Campos (Mocam) na Zona Leste e a Américo Brasiliense em Santo André.

“Eu já estou terminando, mas to fazendo isso pelos meus amigos que vão estudar aqui”, afirmou Gabriel Herrmann, de 17 anos, estudante do 3° ano da manhã do Caetano.

O movimento é espontâneo e os estudantes organizados pelos Grêmios ou de forma coletiva tem se mostrado protagonistas das ocupações, organizando as atividades, turnos de limpeza, segurança, cozinha e principalmente a comunicação de forma bastante democrática em assembleias. As entidades estudantis tem dado apoio, percorrido escolas, recolhido doações e oferecido assessoria jurídica.

Da Zona Leste até a Zona Sul, no Centro ou na região do ABC, o que se ouve dos estudantes é que a luta é pela melhoria da educação como um todo e contra o autoritarismo do governo tucano que não dialoga e nunca consulta a comunidade escolar para tomar suas decisões.

O objetivo da mudança decretada por Alckmin é dividir as escolas em ciclos únicos: ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio. Isto significa transferir estudantes para longe de suas casas, das escolas de seus bairros que eles muitas vezes estudaram a vida toda, separar irmãos, superlotar salas e demitir funcionários.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Terminou agora pouco uma Audiência Pública no Tribunal de Justiça do Estado sobre o tema. A pressão do movimento fez o secretário de educação do Estado de São Paulo, Herman Voorwald, cancelar a tentativa de reintegração de posse, bem como propôs a desocupação das instituições com a promessa de uma “suspensão” na reorganização.

Para as entidades estudantis está claro que se trata de uma tática para desmobilizar as ocupações e interromper a pressão que os estudantes paulistas estão fazendo. A Audiência será retomada na segunda-feira (23) devido ao feriado da Consciência Negra.

DOAÇÕES

A sede das entidades estudantis ( Rua Vergueiro, 2485, Vila Mariana, próximo ao metrô Ana Rosa) tem recebido doações de alimentos e material de limpeza para as escolas ocupadas. Quem quiser pode doar pela internet através do site vakinha.com 

Assessoria Jurídicas para as ocupações também são bem-vindas. Muitos estudantes e professores foram detidos pela Polícia Militar nos últimos dias por participarem das ocupações escolares em São Paulo. Advogados que desejam ajudar os estudantes podem procurar a sede das entidades estudantis.