Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

MANIFESTAÇÕES EM SP: “CADA VEZ MAIS A ADESÃO AUMENTA”
14 de October de 2015
REITOR DA UFRJ AMEAÇA FECHAR ESCOLA
16 de October de 2015
Mostrar todos os posts

FRENTE POVO SEM MEDO CONTRA O RETROCESSO

Movimentos sociais e sindicais anunciam criação de nova frente

Na última quinta-feira, 8 de outubro, movimentos sociais e sindicais realizaram o lançamento de uma nova frente de esquerda, a Frente Povo Sem Medo, que foi consagrada com um ato no Centro Trasmontano, na capital paulista.

A Frente Povo Sem Medo terá três eixos de atuação, com o objetivo de contribuir para as mobilizações sociais no país. O primeiro eixo é o combate às políticas de austeridade, como o ajuste fiscal, os cortes em programas sociais e o arrocho salarial dos servidores federais.

Além disso, o grupo também pretende combater as políticas conservadoras, como a ampliação das terceirizações e a redução da maioridade penal e apresentar uma saída à esquerda para a crise.

A Frente é constituída por 27 movimentos sociais e sindicais de atuação nacional, além de movimentos regionais, entre eles o Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Intersindical, Central do Trabalhador e Trabalhadora Brasileira (CTB), União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora (UNEAFRO), entre outros.

O símbolo da Frente é o mesmo de uma escultura do Memorial da América Latina, em São Paulo: uma mão aberta com o mapa do continente em vermelho, lembrando sangue, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

frente_povosemmedo_

De acordo com a Presidenta da UBES, Bárbara Melo estamos passando por um período de grande retrocessos e a frente vem para somar na luta dos cidadãos brasileiros. “É muito importante que nesse momento de diversos ataques aos trabalhadores e a juventude que tenhamos unidade popular e essa frente lançada agora já tem alguns históricos de lutas que vão se aprofundar ainda mais”, afirma.

Os primeiros atos da Frente Povo Sem Medo serão no dia 8 de novembro, estão previstas manifestações em várias cidades. A frente também pretende pressionar o Congresso Nacional e o governo federal para avançar em reformas, como a do sistema político, do Judiciário, das comunicações, a tributária, a urbana e a agrária.

Confira aqui o vídeo com a fala da presidenta da UBES, Bárbara Melo, durante o lançamento da frente.