Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UMES Manaus realiza posse da nova diretoria
15 de December de 2015
GOIÁS EM LUTA! ESTUDANTES OCUPAM ESCOLAS CONTRA PRIVATIZAÇÃO
15 de December de 2015
Mostrar todos os posts

ESTUDANTES DE SP REPUDIAM REPORTAGEM DO SPTV

Na tarde desta segunda-feira (14/12), estudantes da E. E. Salvador Allende Gossens, localizada no bairro José Bonifácio, Zona Leste da capital paulista foram surpreendidos pela cobertura da Rede Globo, no programa SPTV 1ª Edição sobre a depredação e o furto dos bens da escola durante o último sábado.

Na reportagem, o diretor Moisés Melo e a vice-diretora, Maria de Jesus, afirmam que jovens que participavam da ocupação contra a reorganização escolar, foram os responsáveis pelos danos.

Em repúdio a reportagem e ao posicionamento dos administradores da escola, os estudantes divulgaram uma nota na página da instituição no Facebook para esclarecer o que realmente houve na instituição.

Em nota, os estudantes alegam não serem os responsáveis pelos prejuízos provocados na escola e afirmam que a instituição já sofria com assaltos antes mesmo do início das ocupações. “O Salvador sempre sofreu com roubos e invasões antes mesmo do movimento contra a reorganização começar”, explica os estudantes.

Os secundaristas deixaram a instituição no último sábado, 12 de dezembro, após decisão em assembleia pelos próprios secundaristas. “Na madrugada de sexta para sábado, houve mais um ataque por pessoas estranhas, o que determinou a situação de desocupação”, afirmam em nota.

Os jovens ocuparam a instituição por exatos 30 dias, muito organizados, dividiam-se em tarefas como limpeza, segurança, preparo das refeições e comunicação. “Os estudantes que ocuparam a escola cuidaram e zelaram pelo espaço por entenderem que um movimento em defesa da escola contra o seu fechamento tem que atuar para beneficiar e melhorar a instituição”, esclarecem em nota.

Os secundaristas afirmam que os diretores da escola se posicionaram contra as ocupações desde o início, inclusive chegaram a ligar para pais de alunos ameaçando que os estudantes poderiam ficar retidos, caso não desocupassem a instituição.

“Gritamos nosso repúdio pelas más intenções do Moisés Melo, diretor, e Maria de Jesus, vice-diretora, que desde o começo do movimento tentam criminalizá-lo! O movimento foi e continua sendo justo, tendo chegado a uma conquista legítima da escola continuar funcionando em 2016!”, declaram.