Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ESTUDANTES UNIDOS CRITICAM O DESMONTE DA EDUCAÇÃO EM SP
14 de October de 2015
MANIFESTAÇÕES EM SP: “CADA VEZ MAIS A ADESÃO AUMENTA”
14 de October de 2015
Mostrar todos os posts

ESTUDANTES CONSTROEM SEMANA NACIONAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DOS PROFESSORES

Manifestações por todo o Brasil revelam descontentamento dos secundaristas com a ausência de prioridade no setor

No último período a educação brasileira vem sofrendo ataques brutais. O corte de verbas de R$ 9 bilhões na área da educação, greve dos docentes em diversos estados, violência gratuita à estudantes e educadores e recentemente a medida estipulada pelo Governo Estadual de São Paulo que prevê o fechamento de pelo menos 127 escolas estaduais, além do sucateamento das escolas públicas em todo o Brasil são alguns dos motivos que levou a entidade a convocar a Semana Nacional em Defesa da Educação e dos Professores.

Em comemoração ao Dia dos Professores que acontece nesta quinta-feira, 15 de outubro, estudantes, pais e docentes de norte a sul do país estarão unidos em manifestações em defesa da educação brasileira.

A presidenta da UBES, Bárbara Melo destaca a importância de investir na educação brasileira para desenvolvimento não só do jovem, mas do país. “Muitas vezes os estudantes têm mais tecnologia no celular do que nas salas de aula. É preciso que a escola tenha de fato a nossa cara. As instituições não cumprem o papel que deveriam cumprir, a maioria dos estudantes não tem a chance de entrar numa universidade porque as escolas são defasadas e não qualificam adequadamente”, diz.

FECHAMENTO DAS ESCOLAS EM SÃO PAULO

Desde a semana passada, desencadearam-se uma série de manifestações contra a reorganização das escolas proposta pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A medida pretende fazer uma reestruturação da educação básica e prevê a superlotação de salas de aula e o fechamento de instituições de ensino.

Nesta terça-feira (13), lideranças estudantis se reuniram e convocaram atos contra o desmonte da educação pública em São Paulo para essa quinta-feira (15/10) e para o próximo dia 20 de outubro, terça-feira. Clique aqui e saiba mais.

De acordo com Ângela Meyer, presidenta da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), o movimento estudantil segue unificado para defender um ensino público e de qualidade para todos e todas. “Vamos continuar paralisando ruas e avenidas de todo o país para garantir que não tenhamos mais nenhum retrocesso na educação brasileira”, afirma.

ATOS POR TODO O BRASIL

No Rio Grande do Sul, secundaristas de diversas regiões estão há dias com suas atividades escolares paralisadas por conta do sucateamento das instituições. “Estamos sem aulas por conta da estrutura precária de boa parte das escolas, que com as chuvas pioraram ainda mais”, afirma a estudante Fabíola Loguercio. Para denunciar o descaso com a educação gaúcha, estudantes realizam protestos.

Em Santa Catarina, jovens estão se organizando para realizar uma série de manifestações contra o fechamento das escolas públicas de São Paulo e os cortes de verbas na educação.

No estado do Paraná, os estudantes estão saindo às ruas da cidade consolidando as lutas em defesa da educação e dos professores.