Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Após audiência pública no Tribunal de Justiça, ocupações continuam
19 de November de 2015
Acompanhe o dia a dia das ocupações
23 de November de 2015
Mostrar todos os posts

ESCOLAS DE SANTO ANDRÉ OCUPADAS

Nesta quinta-feira (19), as ruas do Grande ABC, região metropolitana de São Paulo, foram tomadas pela efervescência da luta estudantil que marcou uma semana de ocupações nas escolas de Santo André. Cerca de 100 estudantes das escolas do município saíram em passeata e ocuparam a Câmara Municipal para pressionar contra o projeto de (des)organização escolar.

Lideranças das escolas que serão afetadas pela medida imposta por Geraldo Alckmin se concentraram em frente ao colégio Américo Brasiliense, ocupado há mais de 24 horas. O ato seguiu até o plenário da Câmara, onde os manifestantes estenderam faixas e bradaram palavras de ordem contra o fechamento das escolas.

Participaram as escolas Valdomiro Silveira, Nelson Pizzotti, Oscavo de Paula e Silva, Professor José Augusto de Azevedo Antunes, Marajoara 2, Inah de Melo e Américo Brasiliense.

“Os estudantes só desocuparão quando o governador voltar atrás na proposta de fechar 94 escolas”, diz a estudante do Américo Brasiliense, Gabrielli Andrade, sobre a tentativa de desmobilização apresentada pelo secretário de educação, Herman Voorwald.

NÃO FECHE MINHA ESCOLA!

A estadual Valdomiro Silveira, no bairro Jardim Silvana, foi a primeira escola a iniciar a ocupação em Santo André, na última sexta (13).  Divididos em comissões, os estudantes organizam atividades, debates e mutirões de limpeza no interior do prédio contra o fechamento das turmas do 5º ao 3º ano.

Para Renata Cristina, que é mãe de dois alunos da instituição, ocupar é a última esperança. “O Valdomiro é uma escola referência para o bairro, fechar seria uma grande perda para periferia, por isso, nós e as escolas dos arredores reivindicamos nossos direitos!”, declarou.

Em contrapartida à luta latente dos estudantes pela reformulação do ensino médio, a medida o governador aposta no retrocesso e ignora a superlotação das salas de aula. “Se a medida for mesmo aprovada, perderemos o ensino noturno na escola Oscavo, é o único período que temos ensino médio”, explica o estudante Guilherme Botelho.

NÃO TEM ARREGO

Na noite desta quinta-feira, o estado permanece com mais de 78 escolas ocupadas. Em Santo André, a diretora da UBES, Jéssica Lawane participa de oficinas de circo, teatro, música e malabares nas ocupações. “A ocupação resiste em solidariedade às escolas que seriam fechadas, contra o sucateamento e superlotação das escolas públicas”, expões.