Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO 41º CONGRESSO DA UBES
11 de November de 2015
Trazendo suas lutas na bagagem, secundaristas de todo o país desembarcam em Brasília
12 de November de 2015
Mostrar todos os posts

41º CONUBES: TIRE SUAS DÚVIDAS

O 41º Congresso da UBES se aproxima e reunirá secundaristas de todo país. Para esclarecer as principais dúvidas dos estudantes, o site da UBES reuniu algumas informações, dicas e sugestões.

O QUE É O CONUBES?

O 41º Congresso da UBES é o maior e mais importante fórum deliberativo do movimento estudantil secundarista brasileiro e da América Latina. Durante o CONUBES acontecem palestras, debates, shows, atividades culturais, eleição da nova diretoria e a aprovação das resoluções que nortearão as pautas da entidade nos próximos dois anos.

QUANDO E ONDE SERÁ?

O congresso acontecerá de 12 a 15 de novembro, em Brasília (DF). As atividades serão realizadas no Estacionamento do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade nos dias 12 e 13. Nos dias 14 e 15 os debates e a plenária final acontecerão no Ginásio Nilson Nelson.

COMO É ELEITA A NOVA DIRETORIA DA UBES?

A diretoria é composta proporcionalmente na medida exata dos votos que cada chapa obtém na votação. Por exemplo, se a chapa recebe 30% dos votos, tem direito a 30% dos cargos da direção. Ao todo, 73 diretores assumem cargos na entidade, sendo que 15 participam da diretoria executiva, ocupando posições como presidência, vice-presidência, secretaria-geral, tesouraria, diretoria de grêmios, diretoria de políticas institucionais, diretoria de comunicação ou diretoria de assistência estudantil. Os delegados votam individualmente em urnas.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Estudantes secundaristas do ensino fundamental, médio, técnico, Ensino de Jovens e Adultos (Eja), pré-vestibular, e ensino profissionalizante. Para participar, os estudantes devem se inscrever como DELEGADOS ou OBSERVADORES, sendo:

Delegado: estudante eleito em sua escola.  Participa com direito a voz e voto.

Suplente: estudante eleito em sua escola e que participa com direito à voz e voto caso o delegado esteja ausente.

Observador: estudante que irá participar de todas as atividades do congresso, com direito a voz, mas sem direito ao voto.

MINHA ESCOLA PARTICIPARÁ DO CONUBES?

Para saber se sua escola já elegeu representantes para participar do congresso, acesse o site: http://congressoubes.org.br/acompanhamento

INSCRIÇÃO DE DELEGADO E SUPLENTE

O prazo para eleição de delegados e suplentes foi encerrado no último dia 23 de outubro. Quem não se inscreveu como delegado deverá participar como observador realizando o pagamento da inscrição na abertura do evento.

O QUE É O PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO?

Todos os estudantes que participarão como delegados e observadores no CONUBES deverão efetuar o pagamento da inscrição, que garantirá:

– Participação em todas as atividades do 41º CONUBES;

– Alimentação durante o congresso: três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar);

– Transporte interno em Brasília durante as atividades;
– Recebimento do crachá de participante com identificação e kit com programação, certificado de participação e materiais para anotação;

– Recebimento do Documento do Estudante válido em todo território nacional.

O pagamento pode ser feito antecipado com desconto ou na abertura do Congresso, no valor integral.

QUAL É O VALOR DA INSCRIÇÃO?

Os estudantes que realizaram até o pagamento antecipado até 31 de outubro obtiveram desconto   no valor. A partir desta data, a inscrição só poderá ser feita pessoalmente no local do congresso com valores de R$ 70,00 para delegado e R$ 80,00 para observador.

Entenda mais sobre o pagamento antecipado acessando aqui.

ONDE ACESSO A PROGRAMAÇÃO?

A programação do 41º Congresso da UBES ainda não foi divulgada.

COMO SERÁ A HOSPEDAGEM?

Os alojamentos são tradicionalmente feitos em escolas e ginásios da cidade de Brasília. Os estudantes inscritos poderão acampar no local ou levar colchonetes para dormir em salas de aula. Os locais do alojamento serão divulgados em breve no site oficial da entidade.

COMO É A SEGURANÇA NOS ALOJAMENTOS?

Só tem acesso aos alojamentos estudantes devidamente identificados com seu crachá. O local será protegido por seguranças profissionais. Mesmo assim, resguarde seus pertences usando cadeados para malas e barracas.

O QUE LEVAR PARA O CONGRESSO?

O site da UBES fez uma lista com as principais coisas que não podem faltar na sua bagagem, entre elas os documentos de identificação e cadeado para fechar sua barraca. Acesse aqui a lista completa.

SOU MENOR DE IDADE, POSSO PARTICIPAR?

Sim, mas é necessário que você apresente uma declaração do maior responsável autorizando sua viagem.

COMO CHEGAR EM BRASÍLIA?

A ida à Brasília é por conta do estudante, por isso, em muitos estados os secundaristas organizam caravanas que reúne grêmios, a turma das escolas, entidades estudantis locais e até professores.

Uma boa dica é encaminhar ofício às prefeituras e Câmaras Municipais solicitando frete de ônibus gratuito para ida dos estudantes ao evento.

GOSTARIA DE DIVULGAR O CONUBES NA MINHA ESCOLA, COMO FAÇO?

O site da UBES disponibilizou para download todo o material gráfico do congresso. Acesse aqui.