Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Ubes lança regimento para credenciamento do 14º Coneg
9 de August de 2013
ESTUDANTES DE SÃO PAULO TÊM PAUTAS ESPECÍFICAS NO ATO DE PARALISAÇÃO NACIONAL DAS ESCOLAS
12 de August de 2013
Mostrar todos os posts

Ubes completa 65 anos nas ruas do Brasil

 

1948 - 2013 | Ubes 65 anos

Ziraldo, que é pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista, escritor e criador do Menino Maluquinho, presenteou a UBES com uma marca comemorativa para os 65 anos da entidade.

 

São 65 os anos de luta, mas a cara que dá corpo e voz para UBES é de uma molecada jovem que parte dos bancos das escolas para organizar grêmios estudantis, mobilizar as cidades e construir, coletivamente, grandes mudanças na educação brasileira. É dentro da UBES que, há mais de seis décadas, a juventude secundarista trava as grandes lutas da história do nosso Brasil, ocupando as ruas e os corações das diversas gerações que ajudam dia após dia a construir o legado da entidade.

No universo das cores da bandeira brasileira, o novo logo comemorativo de 65 anos faz apologia aos anos de atuação e de construção da entidade que protagonizou importantes lutas sociais, prestígio alcançado nas marcas da coragem dos meninos e meninas do Brasil! Com muito orgulho, a tão comemorada “Gestão 65 Anos da UBES” chegou disposta e cheia de novidades para relembrar a resistência e o protagonismo que o aniversário da “sessentona” acompanha!

Quem acompanha as atividades da UBES nos últimos anos, com suas centenas – às vezes, milhares – de participantes, talvez não consiga imaginar as origens da maior entidade estudantil secundarista do país. Desde a década de 30, os secundaristas já se articulavam pelo Brasil em entidades. A Revolta dos Bondes, a defesa do petróleo, a luta pela lei que decreta o direito à formação dos grêmios estudantis aos anos de enfrentamento à ditadura militar são algumas das grandes contribuições que esta entidade traz em sua história.

A abertura do processo de democratização, a pressão social por mais atenção às pautas da população com os secundaristas nas ruas são o símbolo máximo do protagonismo de cada estudante que sempre apostou nas mudanças. Derrubar um presidente, mobilizar a opinião popular e abrir caminhos para participação das forças populares é o que garante que a UBES, aos seus 65 anos, seja uma luta aconselhável e permanente atravessando gerações.

De norte a sul do país, é dos grêmios estudantis, nas entidades municipais e estaduais que nasce a força da UBES. O desafio de um país com educação pública e de qualidade é o que encaminha as manifestações históricas nas ocupações dos espaços de decisão. As passeatas e palavras de ordem em defesa da reserva de vagas, gestão democrática nas escolas e o passe livre, são inconfundivelmente, a voz da juventude secundarista.

Hoje, quem conhece a UBES, sabe que a pauta dos 10% do PIB, 50% do Fundo Social do Pré-sal e 100% dos royalties do petróleo destinados à educação são lutas irremediáveis na agenda de todos os estudantes. Sabe também, que continua nova a luta, renovada no cotidiano nas salas de aula do Brasil, rumo à novas conquistas para aqueles que nunca irão parar de lutar!

Viva os 65 anos da UBES, viva aos estudantes secundaristas do Brasil!