Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Paralisação de estudantes de SP deve durar mais três dias
14 de August de 2013
“VAS BIEN FIDEL! HERÓI DA HUMANIDADE”, POR MATHEUS FIORENTINI
14 de August de 2013
Mostrar todos os posts

PARALISAÇÕES NA REDE TÉCNICA E MANIFESTAÇÃO NAS ESTADUAIS TOMAM ESCOLAS E RUAS DO RIO DE JANEIRO POR MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO FLUMINENSE

RJ_Petropolis (1)

Na capital, quase toda rede de ensino técnico aderiu à atividade de mobilização dos estudantes

Toda rede de ensino técnico da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) paralisou suas atividades – exceto a Federal, inserindo as pautas dos estudantes cariocas no quadro nacional de reivindicações da juventude secundarista. Nessa terça-feira, mais de 100 escolas em todo o país se uniram à Paralisação Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas mudanças na educação brasileira (veja detalhadamente aqui).

No horário do intervalo da Escola Técnica da Capital, o grêmio da Faetec Santa Cruz, junto com os estudantes, ocupou o refeitório provisório da unidade, onde apresentaram uma série de questões de interesse das turmas. Entre as destacadas nas pautas nacionais está a necessidade de aumentar o número de ônibus que circulam entorno da unidade, aprovação do plano de cargos e salário elaborado pelo sindicato da rede e a contratação imediata de professores.

A presidente da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES-Rio de Janeiro), Bárbara Melo, que também acompanhou a atividade na Faetec Santa Cruz, afirma que novas ações acontecem na próxima semana. “Na próxima quinta-feira (15) faremos mais um ato, vamos aproveitar a presença do presidente que virá para estreia do bandejão da Faetec, na data vamos apresentar a ele as nossas reivindicações”, relatou.

REGIÃO SERRANA COMPÕE MOBILIZAÇÃO NO ESTADO

RJ_Petropolis (19)Em Petrópolis, os secundaristas saíram às ruas contra o fechamento da Escola Estadual Augusto Meschick, que fica na comunidade 24 de Maio. A passeata seguiu pelas vias do Centro Histórico carregando faixas rumo à sede da Coordenadoria Serrana da Secretaria Estadual de Educação, onde os estudantes questionaram o encerramento de diversas turmas do período a tarde e da noite, além do Ensino para Jovens e Adultos (EJA). Em retorno, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que as turmas não foram encerradas, enfatizando que a unidade escolar continuará funcionando normalmente.

Em Corrêas, cerca de 50 alunos da Escola Estadual Cecília Meirelles, que fica na Estrada União e Indústria, também se mobilizaram em frente ao terminal de ônibus pedindo melhorias na unidade, onde, segundo alegam, falta merenda escolar e diversos estudantes estão há seis meses sem o cartão de passagem. De acordo com o grêmio estudantil da unidade, a verba que chega à escola seria para atender 320 alunos, no entanto, a escola conta com cerca de mil estudantes.
Também procurada questionada, em nota, a Seduc informou que enviará uma equipe à Escola Estadual Cecília Meirelles para verificar a situação da unidade escolar. Sobre a questão da falta de envio dos cartões de passagem, a Secretaria não se posicionou.

Da Redação com informações do G1