Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

COM APROVAÇÃO NA CÂMARA, ESTUDANTES PEDEM O #APROVADILMA PARA QUE O PETRÓLEO DO BRASIL SIRVA À EDUCAÇÃO
15 de agosto de 2013
13 DE AGOSTO MARCA 10 ANOS DA REVOLTA DO BUZU NA BAHIA
15 de agosto de 2013
Mostrar todos os posts

ESTUDANTES DE PERNAMBUCO PARAM NOVAMENTE AS RUAS PELO PASSE LIVRE

PE (6)

O ato público do dia 13, em Pernambuco, parte de uma mobilização nacional organizada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) levou à  Assembleia Legislativa de Pernambuco centenas de estudantes em passeata com a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES) e pela União Nacional dos Estudantes (UNE). Manifestantes ligados à diversas entidades, inclusive a União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), entregaram ao legislativo  documento elaborado pelo grupo em favor do passe livre para estudantes secundaristas e universitários de Pernambuco, pretendendo apresentar também uma proposta para criação de um plano estadual de assistência estudantil.

O encontro aconteceu próximo à Escola de Engenharia, na Rua do Hospício, no Centro do Recife, e seguiu em passeata pela Avenida Conde da Boa Vista. Parte dos manifestantes precisaram entregar uma autorização assinada pelos pais para participar da organização do movimento, já que a maioria é menor de idade.  O próximo passo do movimento é criar uma comissão interna para acompanhar a aprovação e tramitação do projeto de lei entregue às autoridades.

A diretora da UBES no estado, Luana Lopes, afirma que a bandeira histórica da gratuidade no transporte público é combustível para diversas pautas estudantis.  “Nós temos cede e fome de conhecimento e queremos ter acesso ao esporte, à cultura, ao lazer e à uma educação pública, gratuita e de qualidade. É o passe-livre que nos garantirá esse acesso”, completou.

Um grupo de estudantes se concentrou em frente à sede da Câmara Municipal do Recife para tentar acompanhar a entrevista coletiva do presidente da casa. Na mesma tarde, foi  anunciar a instalação da CPI do Transporte.

JUVENTUDE CONQUISTA PASSE LIVRE EM JABOATÃO
A passeata dos estudantes, em conjunto à Paralisação Nacional, dá continuidade à mobilização do último dia 25 de julho, quando a UBES completou 65 anos ocupando a Câmara Municipal do Recife, onde os secundaristas protocolaram projeto de lei junto ao presidente da casa, Vicente André Gomes, propondo instituir o Passe Livre em toda a região metropolitana da Capital.

Aguardamos audiência pública para discutir a implementação em Recife, os estudantes acompanharam a aprovação na última do projeto em Jaboatão dos Guararapes. A Câmara do município aprovou na última sexta-feira (9).  “Já comemoramos uma vitória em Jaboatão que só aguarda a assinatura do prefeito, esperamos que em todas as câmaras municipais de Pernambuco seja ouvida a voz de todos os estudantes que estão nas ruas pedindo o passe-livre municipal e ou intermunicipal”, conta Luana que acompanha todas as atividades.