Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

O Sisutec oferece vagas gratuitas em cursos técnicos para quem estiver terminando o ensino médio. A seleção é feita por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012.
Convocados na primeira chamada do Sisutec têm até hoje para fazer matrícula
20 de August de 2013
Entidade secundarista de Anápolis realiza congresso de reorganização no próximo sábado
20 de August de 2013
Mostrar todos os posts

Estudantes de Lauro de Freitas fazem reconstrução da ASSELF

A entidade estudantil estava desativada desde 2007 e retoma sua legitimidade no ano em que o Brasil reage por seus direitos

No dia 16 de agosto, às 14h, aconteceu o 5° Congresso de reconstrução da Associação Secundarista dos Estudantes de Lauro de Freitas (ASSELF), município da região metropolitana de Salvador, na Bahia. Os estudantes decidiram reconstruir a entidade, fundada em 10 de agosto de 1996, com objetivo de pautar uma nova escola para a cidade.

O congresso foi consequência de três grandes mobilizações que tiveram início em 10 de junho deste ano, pelo Passe Livre e pela investigação na mudança de licitação de 3 milhões da merenda escolar na cidade; em 11 de julho com a Jornada Nacional da Juventude; e culminou em 13 de agosto com a Paralisação Nacional nas Escolas, promovido pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e União Nacional dos Estudantes (UNE), em que os estudantes exigiram posicionamento do governo municipal a respeito da escola técnica do município, a CEEP – TIC. A escola corre o risco de sair da cidade e deixar sem estudar pelo menos 450 jovens, pois a prefeitura local não será mais responsável pelo custeio dos gastos da instituição.

Marcado para começar às 14h, na União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME), o encontro teve a presença de representantes da Secretaria de Educação, Secretaria da Juventude, vereadores, professores da cidade e da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES). Os estudantes seguiram em passeata pelas ruas até chegar à prefeitura, finalizando com um festival de músicas que reuniu mais de 400 estudantes.

A nova diretoria da ASSELF foi eleita tomará posse no dia 20 de setembro, na Câmara dos Vereadores de Lauro de Freitas.  Com nova gestão, será feito um plano de mobilizações para mais investimentos nas escolas, mudança na grade curricular, mais democracia, mais tecnologia e a aprovação do Passe Livre, principal bandeira de luta da entidade.

A entidade estudantil estava desativada desde 2007 e retoma sua legitimidade no ano em que o Brasil reage por seus direitos, afirma Diego Antunes, vice – presidente da entidade, que atuou na gestão de 2003 a 2005.

A ASSELF também se prepara para participar do Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da UBES em Brasília, que já tem data marcada, de 5 a 8 de setembro.