Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Entidade secundarista de Anápolis realiza congresso de reorganização no próximo sábado
20 de August de 2013
NOTA: UBES apoia criação do Parque Augusta na capital Paulistana
21 de August de 2013
Mostrar todos os posts

Em Tocantins, durante sessão de homenagem aos estudantes, UBES e UNE pautam melhorias para educação

Durante sessão em homenagem ao Dia do Estudante na Assembleia Legislativa, secundaristas e universitários reivindicam mais qualidade para educação de Tocantins, redução das tarifas do transporte público, Passe Livre e valorização dos professores

A solenidade contou com a participação de secundaristas, representantes de diretórios estudantis, diversas universidades de Palmas, do Diretório da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e do Diretório da União Nacional dos Estudantes (UNE).

A diretora da UBES no estado, Nayara Lima, afirmou que o ato representou a abertura de diálogo com os parlamentares, que na ocasião, se comprometeram em manter o diálogo com os estudantes. “Foi uma oportunidade de apresentar as pautas da UBES por melhorias no ensino básico e universitário. Enfatizamos a bandeira do Passe Livre que também está entre os principais desafios do movimento estudantil”, comentou.

Ygor Costa, diretor da União Nacional dos Estudantes no estado, pediu em seu pronunciamento valorização dos professores e medidas de estímulo para que os jovens não desistam dos seus estudos. “O governo precisa garantir o direito da juventude à educação. É preciso repensar as tarifas de transporte público destinadas a esses alunos. Como um estudante carente vai pagar essas passagens? Muitos acabam desestimulados com esse sistema, que só suga de quem quer avançar e buscar conhecimento para contribuir com um Estado melhor”, enfatizou.

Autor do requerimento que solicitou a sessão especial, o deputado Wanderlei Barbosa salientou a importância da comemoração e da necessidade de discutir políticas públicas que contribuam com os avanços para a educação. “Esta solenidade não tem o objetivo de comemorar apenas a data, mas de reforçar essa parceria entre Parlamento e estudantes. A classe estudantil está se mobilizando em todo o país e reivindicando seus direitos. Queremos ser um elo entre essa categoria e o Governo porque concordamos com esses pedidos, a exemplo da redução de taxas no transporte público”, destacou.

O tema foi destacado também pela deputada Luana Ribeiro (PR) que, em seu pronunciamento, fez severas críticas à política educacional do Estado. Na oportunidade, colocou seu gabinete à disposição dos dirigentes estudantis e professores visando encontrarem soluções para as reivindicações. Os deputados Stalin Bucar (PR), Marcello Lelis (PV), José Geraldo (PTB), Sargento Aragão (PPS), Eli Borges (PMDB) e Josi Nunes (PMDB) também se mostraram favoráveis aos pedidos dos estudantes. Em seus discursos, prometeram apoio à classe e se colocaram à disposição para representar suas solicitações junto ao Governo.

Participaram do evento o pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor George Brito, Maiquel Krutzman, a secretária municipal da Educação de Palmas, Berenice de Fátima Barbosa, e a subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação, Cristiane Mireile Bazzo.

Com Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins