Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES COMEMORA 65 ANOS NAS RUAS DO BRASIL
26 de July de 2013
Ubes convoca paralisação nacional das escolas no dia 13 de agosto: A escola que queremos!
7 de August de 2013
Mostrar todos os posts

Carteira estudantil da Ubes tem nova estrutura para garantir a meia

Precisávamos criar um documento que retomasse a força de portador de direitos dos estudantes. Foi buscando mais funcionalidade e segurança que a UBES, pioneiramente, lançou em fevereiro de 2013 a nova carteira estudantil com certificação digital. É o fim da máfia das carteiras!

O novo modelo traz um código de barras e um QR Code que utilizam a tecnologia do certificado de atributo, uma estrutura de dados que assegura a legitimidade e a conferência de qualquer dado do estudante. Todos os documentos emitidos pelas entidades representativas (a UBES, a União Nacional dos Estudantes, a Associação Nacional dos Pós-graduandos e suas entidades filiadas) terão o layout único e padronização no Brasil.

O movimento estudantil conquistou a meia entrada para os estudantes na década de1940, como uma forma de ampliar o acesso aos eventos culturais, de esporte e de lazer, permitindo a complementação da formação do estudante.

O QUE MUDA?

Com valores inacessíveis para os estudantes, quantas vezes selecionamos primeiro o preço que cabe no bolso e por último a programação? Quantas vezes nos barraram nas bilheterias por não portar um documento que nos identificasse como estudante, portanto, com direito a pagar só a metade do ingresso, a MEIA-ENTRADA?

Esse é o reflexo da MP 2.208, que desde 2001, permite a qualquer estabelecimento fazer carteirinha, abrindo espaço para as máfias. O reflexo sempre foi o aumento no preço dos ingressos na lógica dos empresários: quem não é estudante paga o dobro e quem é estudante paga inteira.

Com o Estatuto da Juventude aprovado nessa segunda-feira (5/8), o direito a meia-entrada em eventos de lazer e desportivos fica garantido aos estudantes que comprovarem matrícula em instituição de ensino com o uso de carteirinha expedida pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela Associação Nacional de Pós-Graduandos, e por todas as entidades estudantis filiadas a elas.

A nova legislação define que o pagamento de meia-entrada também vale para jovens de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. A meia entrada agora é garantida no país por todos os dias da semana.

GARANTA A SUA MEIA!

O preço também foi unificado em todo o país e custa R$ 35,00. A Carteira de Estudante fica pronto em até sete dias úteis e vale até março de 2020.