Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SISU PARA UFRN
10 de April de 2012
DF: GOVERNO NÃO APRESENTA PROPOSTA, PROFESSORES DECIDEM MANTER A GREVE
11 de April de 2012
Mostrar todos os posts

“SE LIGA 16!” CHEGA COM MUITO DEBATE NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão, Colégio Universitário (Colun) recebeu na última quarta-feira (4) o projeto “Se liga 16!”, promovido pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), que tem como objetivo levar aos jovens (a partir dos 16 anos) e adultos o conhecimento de seus direitos e deveres como cidadãos brasileiros. Na ocasião, os estudantes do Colun tiveram a oportunidade de debater e compartilhar experiências de cidadania, entre outros assuntos que envolvem o mundo jovem.

Segundo a diretora de políticas institucionais da UBES, Juliane Verceli, as palestras sobre política, direito de voto, cultura, entre diversos temas de interesse da juventude foram debatidos amplamente entre os estudantes. “O projeto tem como finalidade conscientizar o jovem da importância não só dos votos, mas também de participar ativamente das questões que envolvem a sociedade. Não só no COLUN como em outras escolas onde fomos, os alunos se mostram bastante interessados em participar de movimentos estudantis e cumprir com seus deveres como cidadãos”, afirma ao constatar que a maioria dos estudantes já possui título de eleitor e se interessa em exercer a cidadania.”.

Durante a apresentação do projeto, outros temas também permearam os debates. Houve discussões sobre política e sobre os problemas e adversidades típicas da adolescência, como o uso de drogas e suas consequências, além de outros tabus que existem sobre o assunto. Todos os que se mostraram atentos interagiram com ideias e opiniões quanto às práticas de políticas públicas desempenhadas no país. “O jovem de hoje em dia está mais engajado e disponível a discutir sobre esses assuntos. Hoje no COLUN pudemos mais uma vez comprovar este fato. Todos pediram o nosso contato, para, eventualmente, participar de outras palestras e conhecer a UBES”, conta Juliane que apresentou o “Se Liga 16!”.

Da Ascom/UFMA, com Redação