Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

DF: COM APOIO DOS ESTUDANTES, GREVE DOS PROFESSORES CONTINUA
28 de março de 2012
EM PERNAMBUCO, “SE LIGA 16!” RECEBE APOIO DA OAB
29 de março de 2012
Mostrar todos os posts

“SE LIGA 16!” CHEGA A MATO GROSSO COM AGENDA DE MOBILIZAÇÃO NAS ESCOLAS

Com debates e “Cartório Móvel”, a campanha “Se Liga 16!” chega em Mato Grosso com fortes parcerias que levarão para dentro das escolas públicas os serviços da Justiça Eleitoral. A expectativa é de que os estudantes a partir de 16 anos participem das Eleições 2012 com voto consciente, além de mobilizar comunidades próximas

A parceria formada pela Associação Matogrossense dos Estudantes (AME), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso, e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), levará às escolas públicas de Cuiabá e ao município de Várzea Grande, os serviços da Justiça Eleitoral para dentro das escolas públicas do estado e que também poderão atender aos moradores das comunidades próximas.

Além de assistirem palestras sobre a importância do combate à corrupção eleitoral, os estudantes terão a oportunidade de retirar o primeiro título de eleitor ou regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral, na própria unidade escolar. O projeto ‘Se Liga 16″, que visa atender alunos maiores de 16 anos, integra o rol de ações do Programa Permanente pelo Voto Consciente, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral. A “Se Liga 16!”, nesta última terça-feira (27), já levou o debate sobre a conscientização política para os estudantes do ensino médio da Escola Presidente Médici. Ontem, quarta-feira, 28, o Cartório Móvel do TRE foi até a escola para levar os serviços aos estudantes, das 10 às 12 horas e das 14 às 19 horas. Todos os jovens que completam 16 anos até o dia da eleição já podem se alistar na Justiça Eleitoral para retirar o primeiro título, mesmo que ainda tenham 15 anos na data da confecção do documento. Para o primeiro título de eleitor, o aluno deve levar os seguintes documentos: Registro Geral (Identidade), CPF e comprovante de residência.

 CARTÓRIO MÓVEL VAI ATENDER SEIS ESCOLAS  Com um Cartório Móvel, os estudantes dos três turnos escolares terão atendimento garantido, como afirma o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Rui Ramos Ribeiro. O desembargador observa que muitos destes jovens estudam em um turno e trabalham no outro, o que gera dificuldades para procurar a Justiça Eleitoral durante o horário comercial. Em todas as escolas os serviços do Cartório Móvel serão precedidos de palestras que abordam a importância do voto consciente e os males causados pela corrupção eleitoral. As palestras serão ministradas no período matutino.

Em todas as escolas será mantido o horário ampliado de atendimento, das 10 às 12 horas e das 14 às 19 horas. Veja abaixo a programação das palestras e do atendimento pelo Cartório Móvel

 DATA DA PALESTRA / ESCOLA
27/03 – Escola Estadual Presidente Médici – Av. Mato Grosso, Centro, Cuiabá
02/04 – Escola Estadual Liceu Cuiabano – Praça General Mallet, Centro, Cuiabá
09/04 – Escola Estadual Profª Dione Augusta – Avenida Tuiuiú s/n Bairro CPA IV – Cuiabá
11/04 – Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos – Rua Chile, s/n, bairro Tarumã, Várzea Grande
16/04 – Escola Estadual André Avelino – Av. Deputado Osvaldo Cândido Pereira, nº 356, CPA II, Cuiabá
18/04 – Instituto Federal Mato Grosso – IFMT – Centro Cuiabá.

DATA DE SERVIÇOS DO CARTÓRIO MÓVEL 
28 e 29/03 – Escola Presidente Médici
02 e 03 / 04 – Escola Liceu Cuiabano
10 e 11/ 04 – Escola Dione Augusta
12 e 13 /04 -Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Júnior
17 e 18 /04 – Escola André Avelino
19 e 20 /04 – IFMT – 19 e 20 de abril

Com informações do Tribunal Regional Eleitoral