Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

SP: Novo ato público em favor da educação e ciência,tecnologia e inovação
4 de novembro de 2011
Número de matrículas no ensino superior cresce 6%, mostra censo
7 de novembro de 2011
Mostrar todos os posts

14º Congresso e Etapa Estadual da APES, à caminho do 39°Conubes

No último sábado (5), aconteceu o 14º Congresso da Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (APES) e Etapa Estadual do 39º Congresso da UBES, no Ginásio Poliesportivo da cidade de Montanhas, a 87 km de Natal. Pedro Henrique, Diretor Regional da UBES, abriu o Congresso enaltecendo a participação de estudantes de 27 cidades e a representação de mais de 300 escolas de todo o Rio Grande do Norte.

 DO PORTAL DO ESTUDANTE-RN

Na mesa de abertura estiveram presentes a Vice-Presidente da UBES, Larissa Lorena; o Diretor da UNE, Ramon Alves; Miguel Duartte, representando a Mudança-JPT; Wangle Alves, da UJS; Bruno Costa, a JPT; Berna Azevedo, o Deputado Mineiro; Marianna Ribeiro, o DCE da UFRN; Jan Varela, Sindicato dos Jornalistas; Samara Martins, a UJR; Moacir Soares, a CTB; Whanderley Costa, a UMES Natal; além da prefeita de Montanhas, Letinha, do vereador George Câmara e da Deputada Federal, Fátima Bezerra.

Em sua fala, Fátima Bezerra parabenizou os estudantes pela reorganização da APES. A Deputada, relatora do Planos Nacional de Educação (PNE), afirmou que espaços como deste congresso contribuem na defesa das reivindicações estudantis e a principal delas, neste momento, a defesa dos 10% do PIB pra Educação.

Whanderley Costa, presidente da UMES Natal, afirmou que o movimento de reorganização da APES terá grande repercussão no Rio Grande do Norte. “A APES, como entidade estudantil mais antiga do país, tem grande responsabilidade de conduzir movimentos vitoriosos para democratizar ainda mais a educação básica e, principalmente, lutar por sua qualidade”, defendeu Whanderley.

A Vice-Presidente da UBES, Larissa Lorena, destacou a qualidade da educação pública do Rio Grande do Norte. Para ela, são graves as condições de ensino diante da falta de espaço para a prática esportiva, ausência de laboratórios e falta de estímulo dos profissionais da educação. Ela defendeu mais investimento em educação e a participação do movimento estudantil para fazer pressão.

Etapa Estadual elege delegados para o Congresso da UBES, em São Paulo

No domingo (6), ocorrerá a escolha dos delegados que irão representar os estudantes potiguares na Etapa Nacional do 39º Congresso da UBES, que ocorrerá em São Paulo, de 1 a 4 de dezembro e a eleição da nova diretoria da APES (gestão 2011-2013).

Se no primeiro dia, debates sobre o Plano Nacional de Educação e os Grupos de Discussão (GDs) mostraram que as lideranças estudantis estão com discurso afiado e propositivo para defenderem novos rumos para a escola brasileira, o 2º dia, logo cedo, corou essa impressão. A mesa do debate sobre o PRONATEC envolveu as lideranças juvenis das mais diferentes concepções e comprovou que os estudantes estão atentos e com posicionamento crítico para avançar sobre as propostas do governo para a educação.

Foram credenciados, ao todo, 74 delegados para eleição da nova diretoria da APES, que tiveram direito a voto durante a Plenária Final. Duas chapas foram inscritas, a de número 1 – Compartilhar (Kizomba/PT) e a de número 2 – Unificar para Avançar (Tenho Algo a Dizer e Mudança/PT).  A chapa 2 obteve 68 votos (92%) e elegeu o estudante de ensino médio da Escola Estadual Winston Churchill, Pedro Sérgio, novo presidente da APES. A chapa 1, Compartilhar, recebeu o voto de 6 estudantes.

O novo presidente da APES agradeceu a confiança e demonstrou entusiasmo para fazer uma grande gestão. “A APES é um patrimônio não apenas dos estudantes, mas da própria sociedade potiguar, que viu surgir, a partir dela, grandes referências intelectuais e progressistas. Quero fazer uma gestão marcada pela pluralidade, pelo respeito às diferenças e pela combatividade. Vamos às escolas, visitar os municípios e construir muitas entidades municipais. Nosso grande desafio é marcar a história dessa entidade que tem 83 anos de vida”, disse Pedro Sérgio, 17.