Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

 

O QUE É O SISU?

O Sistema de Seleção Unificada – Sisu, desenvolvido pelo Ministério da Educação, é o sistema que seleciona os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior utilizando a nota do Enem.

 

COMO FUNCIONA O SISU?

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição. O candidato faz suas opções de inscrição dentre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu, definindo se deseja concorrer às vagas comuns, de concorrência ampla, ou às vagas destinadas a políticas afirmativas. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações. Serão selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma lista de espera a ser utilizada de forma prioritária para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da lista de espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.

 

QUAIS AS INSTITUIÇÕES E CURSOS PARTICIPANTES DO PROCESSO SELETIVO DO SISU?

As instituições participantes e quantidade de vagas que serão ofertadas em cada processo seletivo são disponibilizadas no portal do Sisu antes do período de inscrições.

 

COMO É FEITA A INSCRIÇÃO NO SISU?

A inscrição no Sisu deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha no Enem requeridos para a edição. Caso o candidato não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la no site do Enem.

 

É COBRADA ALGUMA TAXA PARA A REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO?

Não. A inscrição é feita exclusivamente pelo sistema e sem cobrança de taxas.

 

PARTICIPEI DO SISU EM ETAPAS ANTERIORES E FUI SELECIONADO, POSSO CONCORRER NOVAMENTE?

Sim, caso tenha feito o Enem requerido para a edição.

 

ESTOU ATUALMENTE MATRICULADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, POSSO CONCORRER NOVAMENTE?

Sim, caso tenha feito o Enem requerido para a edição. Caso seja uma instituição pública, ressaltamos que o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior, conforme a lei 12.089/2009.

 

HÁ OFERTA DE VAGAS ESPECÍFICAS PARA POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO SISU?

Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam parte de suas vagas para as políticas afirmativas (ex: para afrodescendentes, indígenas, egressos de escolas públicas, etc.).

 

COMO SABER O RESULTADO DO SISU?

O resultado do Sisu poderá ser consultado em seu boletim de acompanhamento, neste portal, nas instituições participantes e na central de atendimento do MEC, por meio do telefone 0800-616161.

 

O CANDIDATO QUE SE INSCREVEU NO SISU TAMBÉM PODE SE INSCREVER NO PROUNI?

Sim, os estudantes inscritos no Sisu também podem se registrar no Programa Universidade para Todos – Prouni, desde que se enquadrem nas regras específicas do programa. O Sisu e o Prouni utilizam o Enem como critério para seleção dos candidatos.

Porém, se for selecionado pelo Prouni, deverá optar pela vaga do Sisu ou pela bolsa do Prouni, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

 

O BOLSISTA DO PROUNI PODE SE INSCREVER NO SISU?

O bolsista do Prouni pode se inscrever no Sisu. Porém, se for selecionado pelo Sisu, deverá fazer a opção pela bolsa do Prouni ou pela vaga na instituição pública para a qual foi selecionado, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do Prouni e estar matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

 

QUANDO É O PRÓXIMO PROCESSO SELETIVO DO SISU?

O Sisu realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre. Acesse o portal do Sisu para mais informações.