Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Passo a passo pra resistência estudantil não parar nem em casa
30 de April de 2020
MEC nomeia candidato derrotado para reitoria do IFSC
4 de May de 2020
Mostrar todos os posts

ESTUDANTE COM TRABALHADOR: único caminho pela solidariedade e justiça

Infelizmente, da pior forma possível, a pandemia do novo coronavírus têm mostrado que as prioridades do governo Bolsonaro e do neoliberalismo pelo mundo são incapazes de responder às necessidade da vida, da saúde, da educação. Querem deixar desamparado quem mais trabalha!

Enquanto eles dizem “e daí?”, nós chamamos atenção e lutamos pelo que realmente importa, com solidariedade, justiça, cooperação. Essas são nossas principais lutas e conquistas:

1) Renda básica é sobrevivência e justiça

Diferente dos R$ 200 propostos pelo governo, conquistamos auxílio de R$ 600 para informais e autônomos poderem ter direito ao isolamento social. 

Isso só mostrou a fragilidade do mercado informal, estimulado pela reforma trabalhista de 2017. Mais de 30 milhões de pessoas se cadastraram para receber a renda básica. Falta agilidade do Executivo para cumprir a medida!

2) Contrato verde e amarelo não!

Com a pressão dos movimentos sociais, a Medida Provisória 905/19 acabou revogada em 30 de março. Ela propunha que empresas contratassem jovens, mas com menos direitos e custos. Queremos entrar no mercado de trabalho de verdade, não ser substituídos por outros no ano seguinte. (Leia mais sobre isso.)

3) Metade do salário? Nem pensar!

O governo Bolsonaro teve a cara de pau de apresentar esta Medida Provisória, em 18 de março, como se fosse uma “solução” para manutenção dos empregos durante a pandemia. Conseguimos barrar este absurdo. Outro foco é pressionar empresas grandes para manter todo o quadro de trabalhadores.

4) #AdiaEnem já!

É pela igualdade de oportunidades para formação. Diferente do que acredita o governo Bolsonaro, de que universidade não deve ser para todos, queremos a chance de ter diploma, sim. Vai ter filho de trabalhador na faculdade! Leia mais sobre isso. 

5) #PosseDoReitorEleito

Comunidades acadêmicas unidas contra interventores, por democracia e formação cidadã. Queremos ser formados para exercer o trabalho e a cidadania ao mesmo tempo. Leia mais sobre isso.

6) Já deu de informalidade e precarização

A Reforma Trabalhista de 2017 não ajudou em nada na criação de vagas, como prometeram. E ainda querem novas reformas! A crise atual está deixando claro o nível de insegurança das pessoas.

7) Taxação de grandes fortunas para ontem

Como forma de arrecadar mais dinheiro para combater a pandemia do coronavírus e garantir a vida e o emprego dos brasileiros, o projeto de taxação de grandes fortunas agora tem chances de andar no Congresso. (Leia mais sobre isso)

8) #ForaBolsonaro! Não tem outra opção

Coloca as famílias em risco, não liga para nossa vida. Despreza a ciência. Despreza a democracia. Passou de todos os limites! (Leia mais sobre isso)