Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

No RJ, movimentos sociais se reúnem para 2º ato contra o aumento das passagens
9 de January de 2014
Ex-doméstica e hoje ministra do TST, Delaíde Miranda concorre a prêmio de economia
10 de January de 2014
Mostrar todos os posts

Entidades secundaristas contam quais serão as lutas em 2014

Em entrevista ao Site da UBES, lideranças estudantis do movimento secundarista contam o que faz a luta continuar no próximo período

Todo ano as forças se renovam para fazer aquela manifestação na praça central da cidade, organizar a greve na escola, movimentar aquela passeata pelas ruas do bairro, ocupar a Prefeitura, pautar o governador do estado, a Câmara e até o Senado. A busca por mudanças é o que faz a roda continuar girando para garantir mudanças, por isso, o Site da UBES entrevistou as principais lideranças estudantis de cada estado brasileiro.

Saber o que vem vindo para 2014 é entender o que motiva essa mesma juventude que não tem medo de renovar os sonhos. A presidenta da UBES, Bárbara Melo, é objetiva ao informar: “As Jornadas de Lutas de 2013 continuarão nesse ano, aprofundaremos as pautas com destaque para os estudantes secundaristas que querem a reformulação do ensino básico do país com foco no ensino médio”, conclui. Veja abaixo o que os líderes estudantis – entre eles diretores regionais, presidentes de entidades estaduais e municipais – esperam para o próximo semestre:

A Capital brasileira quer fundar a UES-DF

Para popularizar ainda mais a organização do movimento estudantil no coração político do país, os objetivos da juventude se encaminham para fundação da União dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal, a UES-DF. Quem conta é a diretora da UBES na unidade federativa, Jéssica Lawane. “Queremos organizar no próximo período nossa entidade de massa para popularizar a luta dos estudantes, pautando educação além dos muros da escola. Temos o Passe Livre, mas ele ainda é restrito ao período de aula, esse é um direito que precisa ser integral”. Na diretoria do Grêmio Estudantil do Colégio Elefante Branco, a secundarista conta ainda que se inicia uma nova corrida para aumentar o investimento de cultura na grade curricular, bater de frente com o sucateamento das instituições de ensino e fazer valer seus direitos. “Depende de nós pressionar para que leis como a 2368/11 que busca garantir a oferta de quadras de esporte cobertas para a prática esportiva nas escolas públicas sejam cumpridas”, defende.

AMAZONAS EM ANO DE DESAFIOS

Falar de educação no Amazonas é relembrar que o ano de 2013 foi de muito enfrentamento, e a perspectiva é que continue em 2014. Os estudantes que deram início às investigações no escândalo dos alugueis da Secretaria Municipal de Educação continua, o superfaturamento no suposto esquema indigna a juventude manauara que sofre com escolas sem sede própria. E não para por aí, “será necessário subir o tom com o governo do estado”, afirma o diretor da UBES, Matheus Conceição. “Os canais de diálogo foram fechados para os movimentos sociais em uma assumida postura conservadora. Mas estamos também no contexto nacional de lutas no próximo período pelo Passe Livre na capital, precisamos avançar como as demais capitais”, comenta relembrando que já começa a organização do congresso da União Municipal de Manaus (UMES).

BAHIA NO MAPA DAS REALIZAÇÕES

A entidade estadual chega aos seus 10 anos de reconstrução, representando os estudantes baianos com a Associação Baiana dos Estudantes Secundarista (ABES). Recém-eleito presidente, Nadson Rodrigues conta que na última década foram travadas lutas históricas que trouxeram avanços e vitórias, consolidando o caminho para seguir em frente dando continuidade a um projeto avançado de desenvolvido para educação baiana em um novo modelo de ensino. “Estudantes nas ruas será a nossa rotina, 24 horas por dia online, dialogar com cada estudante baiano, em cada escola, em cada grêmio, em cada cidade, em cada UMES. As nossas palavras de ordem serão: Passe Livre já!; transformar em lei o decreto das eleições diretas para diretor; por uma escola nova que tenha educação inclusiva, libertadora, que atenda as necessidades e compreenda o estudante”, diz o líder estudantil.

Minas Gerais quer rede estadual de escolas técnicas

“A Perspectiva para esse ano de 2014 é muita positiva e desafiadora, estratégico, de muitas mobilizações massivas”, é o que conta o diretor da UBES, Kenedy Alessandro. “O Principal desafio sem dúvidas será a Jornada Nacional de Lutas em todo o estado para pedir o Passe intermunicipal, não aceitamos mais pagar uma das passagens mais caras do Brasil. Lutaremos pela criação da rede estadual de escolas técnicas”, diz abreviando que os estudantes não aceitarão projetos atrasados.

Em sua fala, o líder estudantil expõe o repúdio dos secundaristas ao projeto ‘Reinventando o Ensino Médio’, que segundo Kenedy, é um projeto atrasado e que não dialoga com os estudantes. “O que precisamos é a reformulação completa do ensino médio”, finaliza confirmando a construção do congresso da União Colegial de Minas Gerais (UCMG) em 2014.

PARAÍBA FARÁ PRESSÃO POR REFORMA NAS ESCOLAS

Ano de congresso da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP) tem representatividade no cenário do movimento estudantil na região do nordeste. Com 70 anos de história em um estado que ainda existe escolas que nunca passaram por reforma desde a sua construção, quem esclarece os novos caminhos da juventude paraibana é o presidente da entidade, Mailson Lima. “Ano de congresso, Jornada de Lutas chegando e as nossas pautas estão bem determinadas, queremos expandir o Passe Livre municipal para todo o estado, cobrar com muita manifestação e blitz o respeito à meia-entrada que muitas vezes é desrespeitado. Sabemos como fazer, um exemplo é a pauta de reformulação das escolas, depois de uma passeata que levou mais de 5 mil estudantes às ruas da Paraíba, conquistamos a reforma das escolas do Bloco Central”, comenta citando o Liceu Paraibano, Olivina Olívia, Argentina Pereira Gomes e o IEPB.

PERNAMBUCO

“2014 será um ano intenso por conta da Copa do Mundo e da eleição presidencial, e já que nossa principal luta é pelo desenvolvimento e soberania do povo pernambucano, continuamos com nossas bandeiras históricas de luta: o passe-livre e a meia-entrada, pois é o que garante que todos estudantes tenham o acesso à educação, cultura, lazer e esporte. Temos discutido também o papel da escola, pois o mundo mudou e a escola continua praticamente a mesma, as grades são a nossa paisagem dentro da escola”, critica. “Do jeito que a escola está agora não nos serve”.

Esse é o depoimento da diretora da UBES em Pernambuco no último período, Luana Lopes. Para a jovem, garantir que os estudantes possam se organizar com grêmios livres, ativar o funcionamento dos laboratórios e bibliotecas, fortalecer a história e cultura local, valorizar e capacitar os professores “são os desafios que irão mover todos esses pernambucanos que estão insatisfeitos”.

Gaúchos querem avanços na estrutura das escolas

No Rio Grande do Sul os problemas na estrutura física das escolas também é refrão de muita palavra de ordem, como conta a vice-presidenta da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES), Fabíola Loguercio. “Sabemos que esses últimos 4 anos foi o período em que mais se investiu em educação, mas ainda não estamos satisfeitos. Saímos das escolas de latão, mas ainda temos muitas escolas sem laboratórios, a própria escola que estudo é a segunda maior do estado, o Parobé onde nos últimos seis meses quando houveram as chuvas no estado, os laboratórios do terceiro andar ficaram alagados e inutilizados por causa das goteiras”, denuncia.

“Essa semana, durante o vestibular da UFRGS que estava sendo aplicado na escola Paula Soares, uma das principais na capital, um ventilador caiu na sala durante a prova”, relembra. No estado gaúcho, o Passe Livre intermunicipal também aparece como pauta central dos secundaristas, colocando também como evidência nas Jornadas Nacionais de Luta de março a implementação do ensino politécnico e o cumprimento do piso salarial dos professores. Na lista de atividades da UGES também consta a proposta de realizar um caravana com a UBES defendendo o estuda da Lei Maria da Penha e a luta das mulheres nas escolas vinculando à campanha do “Te Liga 16”, conscientizando a juventude do voto aos 16 anos.

Da Redação