Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Votação nessa terça (23) define novos integrantes para o Conjuve
23 de July de 2014
Estudantes do IF-Acre compõem I Encontro de Escolas Técnicas da Região Norte
25 de July de 2014
Mostrar todos os posts

Ciência e Tecnologia ganham visibilidade na região Norte

Encontro regional de escolas técnicas da UBES, junto a posse da Diretoria da Associação Nacional de Pós- Graduandos da ANPG e Reunião Anual da SBC movimentam jovens cientistas

Nos próximos dias 25 e 26 de julho, a UBES realiza o I Encontro Regional de Escolas Técnicas da Região Norte, na secretaria de Educação do Acre. O encontro terá como tema a “Valorização da ciência como alicerce da soberania nacional” e busca atrair jovens cientistas de todo o país.Este é o primeiro passo para o Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET) que traz um amplo debate sobre o ensino técnico no país.

Além da movimentação dos estudantes secundaristas debatendo o pensamento científico e tecnológico nacional, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) realiza a posse da Diretoria da Associação Nacional e o Encontro Nacional de Jovens Cientistas com o apoio da UNE e da UBES.

A Sociedade Brasileira para o Congresso da Ciência (SBPC), também realiza a 66ª Reunião Anual com objetivo de popularizar e valorizar o pensamento científico e tecnológico nacional.

A reunião anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimentoe debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. A ideia é levar até os jovens temas que incentivem e popularizem o pensamento científico e tecnológico brasileiro.

“A UBES e a SBPC sempre lutaram para o progresso do Brasil. A UBES defende que a educação básica esteja ao lado dos desafios do nosso país, em especial as escolas técnicas. A SBPC está em busca da difusão da ciência e da tecnologia, e acredito que temos muito a contribuir nesse debate ainda”, afirma Fillipe Matias, diretor de escolas técnicas da UBES.

A programação que irá estimular o contato dos jovens estudantes com os temas científicos, contará com três eixos centrais de debate: “O papel da juventude na popularização da ciência”; “Pronatec 2.0 – nova fase, novos horizontes: desafios e perspectivas na ampliação da rede de ensino profissional, científico e tecnológico”; “Desafios da educação técnica no norte do Brasil”; “Emprego e trabalho decente para juventude – a Lei o Estágio e o acesso ao 1º emprego”.

SBPC

A Reunião Anual da SBPC tem como objetivo unir e popularizar o pensamento científico e tecnológico brasileiro, além de priorizar o desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Tem participação ativa em debates sobre questões que determinam os rumos das políticas de ciência, tecnologia e da educação no Brasil.

Anualmente, a SBPC realiza diversos eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de Ciência e Tecnologia e difundir os avanços da ciência.

Em seu 12º Encontro Nacional de Escolas Técnicas realizadoem 2013, em Recife,a UBES participou da Feira da SBPC Jovem, que reuniu trabalhos de estudantes de todo país dentro da mostra científica. O evento se realiza anualmente e é um incentivo à troca de conhecimentos, criatividade e valorização da iniciação científica básica.