Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

1Como solicito o documento do estudante?
Para solicitar seu documento entre no portal documentodoestudante.com.bre preencha o cadastro com dados pessoais e da instituição de ensino. Após a validação dos dados, seu documento será encaminhado para o endereço cadastrado.
2Como participar da UBES?
A UBES estrutura-se, basicamente, em três instâncias:
  • O Conselho de Grêmios, que reúne os Grêmios Estudantis de todo o Brasil;
  • O Coneg (Conselho Nacional de Entidades Gerais), que agrega as entidades secundaristas municipais e estaduais;
  • O Conubes (Congresso Nacional da UBES), formado por entidades e secundaristas que quiserem, de maneira livre, participar.
O Conubes, que acontece a cada dois anos, é a maior instância do movimento secundarista, espaço de escolha da nova diretoria da UBES e de rumos e ações da entidade. Participar da UBES e do movimento secundarista também se dá por diversas formas. A principal é a própria colaboração em cada Grêmio Estudantil ou outra entidade representativa dos estudantes, debatendo problemas locais e propondo soluções. A UNE também realiza encontros nacionais temáticos, como o Encontro de Mulheres Estudantes (EME) e o Encontro Nacional de Escolas Técnicas (Enet).
3Como cadastrar, oficialmente, a minha entidade na UBES?
A UBES tem uma rede que conecta as entidades de todo o país às uniões estaduais e municipais e à representação nacional. Se algum Grêmio Estudantil ou entidade secundarista não for ainda oficialmente cadastrado junto à UNE, poderá enviar uma mensagem pelo site da entidade para saber como se registrar. A relação de entidades cadastradas pode ser acessada aqui.
4Qual o orçamento da UBES? Como a UBES obtém e investe recursos?
Para custeio operacional e básico das suas ações, a UBES recolhe recursos da contribuição dos estudantes quando emitem suas carteirinhas de identificação estudantil na entidade. Além de garantir o direito à meia entrada dos estudantes, o documento permite a UBES custear a sua sede, os gastos administrativos básicos, o pagamento de pessoal, advogados, jornalistas, pessoal de escritório e despesas afins. Para a realização de projetos e eventos específicos como congressos, encontros, caravanas temáticas, publicações específicas, festivais e seminários, a entidade realiza convênios com poderes públicos federal, estaduais e municipais, empresas ou outras organizações do Brasil ou do exterior para apoio às ações.
5Como são distribuídos os recursos do Documento do Estudante?
Depois de pagar os custos do documento, como profissionais envolvidos, estrutura e gráficas necessárias para a confecção, o recurso restante é divido da seguinte forma: 15% para o Fundo Nacional dos Estudantes; 30% para entidades municipais cadastradas que requisitarem o repasse; 30% para entidades estaduais cadastradas que requisitarem o repasse; e 25% para a UBES.
6Qual é o formato das eleições na UBES e como se compõe sua diretoria?
As eleições na UBES acontecem em duas etapas. Na primeira, de forma direta, os estudantes de cada escola do país votam nas chapas de delegados que se apresentarem para o encontro. Durante esse processo, são realizados debates com os estudantes e as chapas trazem suas propostas e posicionamentos para todos os secundaristas. Os delegados eleitos seguem então, com direito a voto, para o Congresso Nacional da UBES, onde decidem a segunda etapa da eleição de forma congressual, como acontece em outras entidades como União Nacional dos Estudantes (UNE), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Confederação Nacional dos Bispos (CNBB). Durante o Congresso, as chapas se organizam em teses apresentadas, amplamente discutidas e, finalmente, eleitas na plenária final. Com os números da apuração, a diretoria da UBES é composta proporcionalmente pelos grupos que se candidataram, na medida exata dos votos que cada chapa obteve na votação. As chapas indicam, de acordo com esse resultado, um determinado número de nomes para serem os diretores da UBES.
7Como posso obter apoio da UBES para a minha luta?
A UBES apoia a luta de todos os secundaristas do país. Para obter um apoio direto da entidade, procure um diretor regional ou a sua entidade secundarista (estadual ou municipal) — clique aqui para descobrir a mais próxima de você. Para organizar a sua luta, junte os seus colegas e monte o Grêmio Estudantil da sua escola. Clique aqui para saber como construir o seu grêmio.