Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Professores e estudantes dão aula de cidadania para o governador Alckmin
27 de November de 2015
“A escola nunca foi tão escola como agora”
28 de November de 2015
Mostrar todos os posts

Caetano Rock Escola: Tico Santa Cruz visita ocupação na Aclimação em SP

Nesta sexta-feira (27) a ocupação da Escola Estadual Caetano de Campos – 9 dias de ocupação – recebeu a visita do músico Tico Santa Cruz, fundador da banda Detonautas Rock Clube.

Entre as agendas de shows da banda ele aproveitou sua passagem pelo Estado para conhecer a movimentação que tem sido conhecida como primavera do estudantes, que já contabiliza mais de 200 escolas ocupadas por estudantes na luta contra a “reorganização” do governador Geraldo Alkmin (PSDB).

Enquanto os estudantes apresentavam para o músico os espaços da instituição de ensino, e comentavam da rotina da ocupação, que tem diversas aulas abertas, oficinas e debates, ele fez uma transmissão ao vivo na sua página pessoal do facebook que teve mais de 250 mil visualizações. Clique e assista aqui.

“Eu estou acompanhado as ocupações desde o começo e tenho tentado colaborar através das mídias sociais, mas eu acho que estar no lugar é uma maneira para poder perceber qual a realidade e ajudar com a mão na massa, nas questões práticas. Eu achei bem organizada, os alunos tão bem organizados e a escola está bem limpa”, afirmou.

Os estudantes mostraram a sala do Grêmio, falaram a respeito da rádio que possuem e mostraram principalmente os espaços físicos da instituição que não tem acesso e que foram ficando obsoletos com o passar dos anos.

O músico elogiou a iniciativa dos secundaristas paulistas. Para ele a escola não pertence só a quem está na dela, mas a comunidade como um todo e por isso essa experiência dos estudantes, pais e professores cuidando a instituição escolar como ele viu hoje deve abrir precedente para uma nova escola. “Eu acho que é uma atitude que vale muito a pena e serve para quebrar um paradigma no Brasil que os alunos não tem interesse pela escola e a comunidade não tá associada a uma leitura mais dinâmica e mais apropriada da educação”, ressaltou.

Tico se colocou à disposição para ajudar os estudantes, divulgou sobre os postos de coleta de doações de alimentos para as ocupações e afirmou: “O que está acontecendo aqui em São Paulo é um movimento histórico que vai certamente repercutir no brasil inteiro e vai fazer com que outras comunidades e outras escolas possam seguir o exemplo gente possa de fato fazer algo pela educação pública no nosso país”.