Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES no Encontro Nacional dos Estudantes
26 de May de 2023
O prazo final da Consulta Pública do Novo Ensino Médio está chegando!
2 de June de 2023
Mostrar todos os posts

UBES participa de encontro com o MEC, apresenta Carta de Reivindicação e reitera a revogação do Novo Ensino Médio

Centenas de estudantes foram à Brasília apresentar suas reivindicações. O encontro aconteceu no dia 26 de maio, e é o resultado da mobilização estudantil. Marcamos presença em peso e falamos qual o nosso sentimento para o momento: Reconstruir a Escola e o Brasil!

Foi uma oportunidade única para fortalecer a nossa voz, debater e lutar pelos nossos direitos estudantis, como uma oportunidade única de reafirmar nossas demandas, reivindicar as mudanças necessárias no sistema educacional para uma escola construída por nós e para nós.

Ao longo do dia, participamos das rodas de debate e lemos nossa carta de reivindicações, pedindo a revogação do Novo Ensino Médio.

Falamos alto e claro sobre a importância de revogar a reforma do ensino médio, a participação dos estudantes nas políticas educacionais e as batalhas que estamos enfrentando.

Durante o encontro, reafirmamos nossa posição política e nosso compromisso em lutar pelos direitos dos estudantes. Queremos uma educação que seja inclusiva, de qualidade e que valorize tanto os estudantes quanto os profissionais da área.

Queremos que eles saibam o que defendemos e o que esperamos para a educação no Brasil e seguimos firmes na batalha contra o novo ensino médio e na busca por uma educação transformadora.

Queremos ter voz ativa nas decisões sobre a educação e garantir que nossas demandas sejam ouvidas. Nada de nós sem nós!

O chamado à revogação do NEM ecoa

Durante todo encontro falamos sobre as demandas que estão no nosso cotidiano, que ressalta a urgência da revogação do NEM e destaca os pontos críticos da reforma que precisam ser enfrentados.

Alguns pontos preocupantes, como a redução da carga horária das disciplinas tradicionais em detrimento de conteúdos optativos, o que pode comprometer nossa formação integral como estudantes. Além disso, ressaltamos a necessidade urgente de valorização dos professores e da diversificação curricular, visando uma educação de qualidade e inclusiva.

Lutamos por uma escola inclusiva e de qualidade, que promova a participação ativa dos estudantes, que respeite as suas diversidades e dialogue com a realidade dos estudantes, que ofereça uma formação completa, incluindo temas relevantes para nossa vida e para a construção de uma sociedade mais justa.

Por isso defendemos, desde o começo e agora no encontro, a revogação do novo ensino médio. Porque essa reforma não atende às necessidades dos estudantes e não considera suas demandas e anseios. A reconstrução do Brasil como país começa pela educação, e a reconstrução da educação começa pela revogação do novo ensino médio e a construção de uma nova lei.

Reconstruir a Escola e o Brasil!

No final do encontro, apresentamos a carta contendo todas as nossas reivindicações, transmitimos a urgência de atender às necessidades da juventude brasileira e reconstruir o sistema educacional de forma democrática e participativa.

Aqui estão as nossas principais reivindicações e propostas são:

  • Queremos a Revogação do Novo Ensino Médio, pois nossos sonhos não cabem dentro de um teto de 1800 hora
  • Uma educação emancipatória, que abrigue nossa diversidade e não permita que a escola seja um espaço de insegurança, cumprindo de fato a Lei 13.395/19.
  • Regulação do Programa Nacional de Educação Digital, conectando as escolas com o século XXI
  • A preservação do Novo Fundeb e do orçamento da Educação fora do arcabouço fiscal
  • Redemocratizar o debate sobre a Educação Básica no nosso Brasil. A partir da recomposição do FNE, reivindicamos a construção da Conferência Nacional de Educação, a CONAE, para construção de uma nova Lei pro Ensino Médio brasileiro e a construção do Novo Plano Nacional de Educação.

Confira a nota na íntegra:
CARTA DAS/DOS ESTUDANTES BRASILEIROS AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Acompanhe a participação da UBES nas redes!
Twitter e Instagram: @ubesoficial