Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES participa de encontro com o MEC, apresenta Carta de Reivindicação e reitera a revogação do Novo Ensino Médio
26 de May de 2023
ARTIGO | A escola do futuro é a escola aberta a serviço da comunidade
12 de June de 2023
Mostrar todos os posts

O prazo final da Consulta Pública do Novo Ensino Médio está chegando!

Desde 2016, estamos firmemente engajados na batalha pela revogação do NEM, que é um projeto de desmonte da educação brasileira.

Reconhecemos os problemas que essa reforma traz para a educação brasileira e estamos determinados a lutar para que nossas vozes sejam ouvidas.

Por meio da nossa carta de reivindicações, na qual apresentamos propostas e ressaltamos a urgência de atender às necessidades da juventude e reconstruir o sistema educacional de maneira democrática e participativa, gritamos que queremos fazer parte das decisões pelo nosso futuro e pelo futuro dos estudantes de todo o Brasil.

A luta pela revogação do NEM continua e agora é o momento de todos se unirem. A consulta pública sobre o novo ensino médio está em andamento e é fundamental que cada um de nós participe e faça valer sua opinião para conseguirmos a revogação. 

Não deixe essa chance passar! A consulta pública está aberta até o dia 06 de Junho.

Entre nossas principais demandas estão:

  • Revogação do currículo flexível: Acreditamos que o currículo flexível enfraquece a formação geral e aprofundada dos estudantes, além de criar desigualdades e fragmentar o conhecimento.
  • Valorização dos professores: Defendemos melhores condições de trabalho e a participação ativa dos professores na reforma do ensino médio, considerando suas experiências e conhecimentos.
  • Ampliação do investimento na educação pública: Exigimos mais recursos para melhorar a infraestrutura escolar, capacitar os profissionais da educação e garantir materiais didáticos adequados.

Por isso, é importante se envolver nessa consulta e mostrar o que queremos ter voz sobre as decisões do nosso futuro!

Juntos, podemos fortalecer nossa voz e trabalhar para alcançar uma educação de qualidade e inclusiva. Una-se a nós nessa importante batalha e vamos revogar o NEM!

O que é uma Consulta Pública?

A consulta pública é uma ferramenta essencial pra gente expressar nossa opinião sobre o NEM e suas regras.

É um jeito democrático de permitir que todos, estudantes, pais, professores e interessados, expressem suas opiniões sobre políticas públicas em discussão.

E por que estão fazendo essa consulta para o NEM?

Porque é essencial que todos os envolvidos na educação tenham suas vozes ouvidas. O NEM trouxe preocupações para estudantes e profissionais da área, e é fundamental debater e analisar suas implicações de forma ampla e democrática.

Por que participar dessa consulta para conseguirmos a revogação do NEM?

Ao expressar nossas opiniões, críticas e propostas, fortalecemos a pressão popular e mostramos nossa insatisfação com essa reforma educacional.

Temos reivindicado a revogação do NEM com base em uma análise crítica de seus impactos negativos na educação brasileira.

Vem com a gente e confira o passo a passo pra participar e gritar #RevogaNEM:

  1. Leia atentamente nossa carta, que apresenta as reivindicações e argumentos para a revogação do NEM.
  2. Acesse o portal do MEC dedicado à consulta pública e confira todas as informações disponíveis sobre o processo.
  3. Após isso é só responder as 11 perguntas disponíveis para qualquer brasileiro (para participar é preciso antes fazer o login no portal gov.br. 
  4. Cada questão tem uma proposição e o participante deve marcar “concordo com a proposição” ou “discordo da proposição”. Abaixo há um espaço para deixar comentários ou sugestões (opcional).
  5. Compartilhe sua participação nas redes sociais da UBES, utilizando as hashtags #RevogaNovoEnsinoMedio e #RevogaNEM. Dessa forma, você contribui para ampliar o debate e conscientizar mais pessoas sobre a importância da revogação.

Ao final da Consulta Pública, prevista para 6 de junho e podendo ser prorrogada, se necessário, a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), terá um prazo de 30 dias para elaborar o relatório final e encaminhá-lo ao Ministro de Estado da Educação. 

Participar ativamente da consulta pública é fundamental para garantir que as vozes dos estudantes sejam ouvidas e construir uma educação de qualidade, inclusiva e democrática para todos!

Estaremos ao lado dos estudantes de todo o país, mobilizados pela revogação do novo ensino médio.

Juntos, somos mais fortes na luta por uma escola que respeite nossos direitos e atenda às nossas necessidades!