Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

NÓS SOMOS A UBES!
5 de July de 2022
3 direitos que você tem como Jovem Aprendiz e nem imagina
22 de July de 2022
Mostrar todos os posts

Grêmio estudantil: o que é e por que fazer parte de um


O QUE É UM GRÊMIO ESTUDANTIL 

Considerada uma das formas dos jovens se posicionarem diante daquilo que acreditam ser importante, um Grêmio Estudantil é a representação dos estudantes em relação à diretoria da escola, sociedade, movimento estudantil e todos os assuntos escolares que podem ser envolver a vida, interesses e direitos dos estudantes. Entretanto, ainda que muitos ainda não possuam este tipo de representatividade, possuem a obrigação de permitir a criação deles. 

A formação de um grêmio estudantil se dá pela eleição de um grupo de alunos por seus colegas, sendo organizada uma chapa composta pelo Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral, Tesoureiro-Geral e Diretores. Cada um dos membros possui funções específicas que garantem a atuação do Grêmio, de forma a democratizar a instituição de ensino.


IMPORTÂNCIA DE UM GRÊMIO ESTUDANTIL 

A formação de um Grêmio Estudantil é importante devido à sua capacidade de garantir a participação ativa dos estudantes na sociedade. Além de ser relevante por conta da sua principal função de democratizar a escola, o Grêmio é responsável por dar voz aos jovens e levar suas reclamações e opiniões aos responsáveis. 

Isso porque, muitas vezes, a diretoria e professores não conseguem observar problemas comuns aos estudantes, por não estarem totalmente inseridos em sua realidade. Ademais, um Grêmio Estudantil também pode atuar de maneira a garantir mais lazer e descontração para o dia a dia dos estudantes. 

Assim, pode-se apontar que fazer parte de um Grêmio é uma experiência de cidadania, fornecendo aos estudantes conhecimentos e habilidades, como tomada de decisões, falar em público, organização financeira, entre outros. 


LEI  DO GRÊMIO LIVRE

Sancionada no dia 5 de novembro de 1985, pelo deputado federal Aldo Arantes, durante o mandato do presidente José Sarney, a Lei do Grêmio Livre garante a livre organização dos estudantes secundaristas, representados por entidades estudantis representativas dos 1º e 2º graus.

Ela passou a deixar assegurada a organização de Grêmios Estudantis como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes, com finalidades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais. Além de garantir a aprovação dos Estatutos e a escolha dos dirigentes e dos representantes do Grêmio Estudantil, realizadas pelo voto direto e secreto de cada estudante, observando as normas da legislação eleitoral.