Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Os 2 milhões que fizeram a diferença: jovens estudantes derrotam o inimigo da Educação
4 de November de 2022
Enem 2022: número de inscrições de negros é maior do que de brancos
18 de November de 2022
Mostrar todos os posts

“O Enem de 2022 é nosso!”, Jade em artigo para o Notícia Preta

Está chegando a edição do Enem de 2022 e ela vem cheia de representatividade. Depois da edição mais branca e elitista já vista na história do Enem (2021), o exame conta com a maioria de suas inscrições já feitas por estudantes pretos. Nossa presidenta, Jade Beatriz, falou um pouquinho da importância da edição deste ano em artigo para o Notícia Preta. Leia a seguir:

O Enem de 2022 é nosso!

Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio, acontecerá nos dias 13 e 20 de novembro. A segunda etapa cai em uma data importante: o Dia da Consciência Negra e, apesar de ser o segundo ano com poucas inscrições, pretos e pardos representam a maioria dos inscritos confirmados para a prova!

O Enem é a porta de entrada para a Universidade e o nosso povo está pronto para entrar por ela. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pretos são maioria na versão impressa, enquanto os pardos dominam as candidaturas do Enem digital. E esta é a primeira vez que isso acontece na história do exame.

É a prova que somos potência, do nosso pertencimento e na ansiedade de trazer mudanças para o nosso povo. Será muito emocionante fazer o ENEM com este sentimento e a certeza de pertencimento. O dia 20 de novembro será histórico para mim.

Apesar desta comemoração, ainda temos muito o que lutar para restabelecer o Enem, a prova de 2022 teve apenas 10% a mais de inscritos que em 2021, que teve o menor número de estudantes desde 2005, quando ainda não era um exame consolidado e o mais importante para o acesso ao ensino superior público.

Problemas recorrentes nas correções, interferência nas questões e a dificuldade em dar segurança aos estudantes durante a pandemia são as causas da queda no interesse do Exame. Porém, mesmo com tentativas de acabar com as políticas de inclusão, estamos de pé.

O meu desejo para o próximo ENEM é que as  políticas de ampliação do acesso às universidades aumentem e gerem ainda mais incentivo para que mais jovens negros ingressem nas universidades.

Tenho a certeza que assim como fizemos a diferença nas eleições, vamos fazer a diferença neste governo. E vamos voltar a ter um ENEM com mais inscrições. Boa prova a todos e todas. Vejo vocês lá!

Jade Beatriz