Como posso fazer parte do movimento estudantil?

Quer defender os interesses e as opiniões dos estudantes secundaristas? Saiba mais!

O MOVIMENTO ESTUDANTIL

Os estudantes são historicamente grandes atores das lutas populares do nosso país, estando ao lado de causas justas e em defesa das liberdades democráticas. Protagonizando importantes momentos da história brasileira, como a campanha “O Petróleo É Nosso”, a resistência à ditadura militar, as “Diretas Já!” e o “Fora Collor”.  

O movimento estudantil da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) atua ao lado da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) para mobilizar os estudantes de todo o país e organizar a lutar em defesa da educação e da democracia brasileira. Consideradas as entidades de máxima representação dos estudantes, são associações fundamentais para a defesa de direitos dos estudantes em uma sociedade democrática. 

COMO A UBES SE ORGANIZA

A UBES estrutura-se, basicamente, em três instâncias:

  • O Conselho de Grêmios, que reúne os Grêmios Estudantis de todo o Brasil;
  • O Coneg (Conselho Nacional de Entidades Gerais), que agrega as entidades secundaristas municipais e estaduais;
  • O Conubes (Congresso Nacional da UBES), formado por entidades e secundaristas que quiserem, de maneira livre, participar.

O Conubes acontece a cada dois anos e é a maior instância do movimento secundarista. 

Clique aqui para saber mais e participar deste espaço de escolha da nova diretoria da UBES e de rumos e ações da entidade!

COMO PARTICIPAR DO MOVIMENTO ESTUDANTIL 

Participar da UBES e do movimento secundarista se dá por diversas formas. A principal é a própria colaboração em cada Grêmio Estudantil ou outra entidade representativa dos estudantes, debatendo problemas locais e propondo soluções.

Por mais que muitas instituições ainda não possuam Grêmios Estudantis, é obrigatória a permissão de criação deles, já que são uma das formas dos jovens exercerem sua cidadania e prezarem por uma democracia.

Clique aqui e entenda mais sobre a importância de um Grêmio Estudantil. 

Além disso,  a UNE também realiza encontros nacionais temáticos, como o Encontro de Mulheres Estudantes (EME) e o Encontro Nacional de Escolas Técnicas (Enet). 

A UBES tem uma rede que conecta as entidades de todo o país às uniões estaduais e municipais, e à representação nacional. Para cadastrar seu Grêmio Estudantil ou entidade secundarista oficialmente junto à UNE, basta enviar uma mensagem pelo site da entidade para saber como se registrar.