Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Menina mais os pais olhando para o notebook, impressionados com o valor do plano de saúde estudantil do Hapvida.
Você conhece os planos estudantis do Hapvida? Conheça agora!
12 de October de 2021
Saiba tudo sobre os planos estudantis do Ana Costa Saúde
1 de November de 2021
Mostrar todos os posts

UBES avança na luta pelo Sistema Nacional de Educação

Nesta quarta-feira, 27.10, foi apresentado o relatório final do texto do Sistema Nacional de Educação (SNE), uma das principais demandas do PNE ( Plano Nacional de Educação) aprovado em 2014. Por meio do sistema, é instituída a colaboração entre União, Estados e municípios com a finalidade de guiar a gestão da educação de forma integrada, aprimorando todas as redes de ensino.

“Essa é uma importante ferramenta para a elaboração de políticas públicas para a educação e é essencial para o acesso universal ao ensino. Com a pandemia, vimos o quanto é importante integrar informações para solucionar desafios que surgem nas escolas e para definir direcionamentos. Estaremos acompanhando todo o processo até sua total implementação”, observa Rozana Barroso, presidente da UBES.

O que já fizemos e o que falta agora

A UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) foi uma das entidades de educação consultadas para a criação do sistema, apresentando resoluções e fornecendo informações e dados necessários.

O SNE foi apresentado na Comissão de Educação da Câmara, por meio do relatório PLP 25/2019 e é de autoria da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (apensados PLP 47/2019, do deputado Pedro Cunha Lima, PLP 216/2019, da deputada Professora Rosa Neide e PLP 267/2020, da deputada Rose Modesto). O relatório é bicameral e também será lido no Senado nos próximos dias e a expectativa é que seja aprovado ainda em 2021.

A UBES também participará de mobilizações para que o Projeto entre em votação com urgência.