Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Entenda por que a meia-entrada é um direito importante, não só para o cinema
3 de August de 2020
Diretores do IFRN se solidarizam com estudantes reprimidos neste Dia do Estudante
11 de August de 2020
Mostrar todos os posts

“Professores fizeram quarentena sem apoio do poder público”, diz presidente da CNTE

“Se as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) fossem cumpridas o cenário de 2020 seria completamente diferente”, aponta Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que conversou com a UBES sobre a situação da categoria na pandemia.

As metas 15, 16, 17, e 18 do PNE falam sobre a valorização dos professores, mas por conta da ineficiência do governo federal, elas estão paralisadas. Heleno explica como os professores e trabalhadores da Educação foram afetados e estão preocupados com o cenário atual.

Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

UBES – Qual é a maior preocupação do setor agora que já está sendo debatida a reabertura das escolas?

A categoria está muito insegura. Segundo a pesquisa que a CNTE foi parceira, junto à UFMG, 83% dos professores apresentaram incômodo com o retorno da aulas. Há uma inquietação com a perspectiva de datas e uma pressão da nossa base caso essa imposição se mantenha. As pessoas estão com medo, sem a garantia de uma segurança sanitária que evite a contaminação e a morte dos trabalhadores e estudantes, que podem até levar o vírus para seus familiares.

UBES – Podemos dizer que os professores não tiveram apoio e assistência do poder público? Se sim, quais medidas deveriam ter sido implementadas para ajudar a categoria durante os primeiros meses de quarentena?

A pesquisa também nos revela que mais de 90% da categoria entrou na pandemia sem uma orientação por parte dos governos. Há falta de ausência da formação tecnológica, não há equipamentos profissionais e isso dificulta aulas remotas. Houve uma redução drástica de participação dos alunos por falta de condições e acompanhamento das atividades realizadas. Os professores começaram a quarentena despreparados e o poder público não garantiu o apoio necessário para esses profissionais até hoje.

UBES – A grande onda de demissões de professores é uma preocupação. Há solução para isso?

A solução é Fora Bolsonaro, só tirando esse governo criminoso que algo pode mudar. Ele continua atacando servidores públicos, é preciso mudar esse quadro e essa realidade. Quem não apoia Bolsonaro, precisa fazer um diálogo com toda a comunidade escolar. As saídas têm de ser construídas com quem está na escola. É preciso comitês estaduais, municipais e escolares. Precisamos do mínimo de condições para que possamos voltar.

UBES – Agora que a sociedade percebeu a importância do professor e da sala de aula, visto a dificuldade dos pais no isolamento, é momento de discutir a valorização da categoria?

Sim e vou mais além. É momento de discutir o papel do Estado. A população está sentindo na pele isso, mas não entendem como a Emenda Constitucional 95, o Teto de Gastos, impactou na vida delas, por exemplo. Por isso, temos que voltar a discutir o papel do estado, das políticas públicas, da necessidade da educação pública como dever do Estado, dos novos investimentos da infraestrutura das escolas e a valorização do conjunto dos profissionais da educação.

UBES – Como o governo deveria olhar para os professores?

Cumprindo as legislações vigentes. Tanto governo federal como os estaduais. Desde 1996, por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) determina que a cada 10 dias a verba para Educação deve ser repassado para um conta específica para a área. Ninguém cumpre essa lei. O governo também tem a lei do Plano Nacional de Educação (PNE), se as metas fossem cumpridas o cenário de 2020 seria completamente diferente da situação que estamos enfrentando. Por isso, o mínimo a ser feito é começar a cumprir as leis já existentes.