Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Assédio na escola: 65% das pesquisadas já passaram por isso
20 de December de 2019
Como ter a Carteira de Estudante 2020 gratuitamente
14 de January de 2020
Mostrar todos os posts

Presidente da UBES é um dos 20 jovens de destaque para os anos 2020

Presidente da UBES, o potiguar Pedro Gorki é um dos 20 brasileiros de quase 20 anos que têm tudo para se destacar na próxima década, segundo a revista Veja. Em sua última edição, a publicação selecionou figuras da juventude em várias áreas que completam 20 anos em 2020 e representam “um avanço que só deverá fazer bem ao país”.

A revista traz a trajetória do presidente da “maior entidade de estudantes secundaristas do país” desde as Jornadas de Junho de 2013, que ele participou aos 12 anos, até suas lutas da atualidade, pela educação pública e contra o racismo.

Pedro Gorki foi eleito presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) em 2017, depois de dirigir a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES) em Natal e ter liderado a ocupação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) contra a PEC do Teto de Gastos.

A revista o descreve como um jovem que gosta de futebol e sonha em estudar Direito, além de ressaltar seu engajamento por uma educação de qualidade e sua luta contra o racismo. Cita ainda as críticas de Gorki ao governo Bolsonaro. Entre outros problemas, o estudante diz que “é inaceitável o filho do presidente da República falar em retorno do AI-5, como fez, em tom de ameaça, o deputado federal Eduardo Bolsonaro”.

Outros destaques selecionados pela revista atuam em diferentes áreas, como jogadores, funkeiros, empreendedores e influenciadores. Juliana Estradioto, por exemplo, foi premiada na maior feira de ciências internacional para alunos do ensino médio. Há ainda jovens como a ativista indígena Artemisa Xakriabá e a modelo negra Josana Santos.