Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

#ForaWeintraub em 10 motivos: tudo que o ministro deveria fazer X tudo que ele faz
29 de May de 2020
A luta do povo negro não é de hoje! Conheça esses movimentos históricos do Brasil
4 de June de 2020
Mostrar todos os posts

Contra exclusão digital, entidades estudantis lançam campanha “Internet Para Geral”

Falta de acesso gera desinformação que gera exclusão. Já está na hora da juventude ter pleno acesso à internet, né? Neste momento em que as diferenças de acesso ficaram gritantes, a UBES, a UNE e a ANPG lançam a campanha “Internet Para Geral”. A ideia é mostrar como a falta de acesso afeta o desenvolvimento dos estudos e da cidadania, em diferentes níveis. Além de, claro, cobrar medidas e soluções para acabar com estas distâncias entre estudantes online e offline.

No vídeo de lançamento da campanha publicado nas nossas redes sociais, é possível perceber que a realidade dos estudantes, principalmente da escola pública, é muito diferente do que pensa o ministro da Educação, Abraham Weintraub em sua bolha ideológica.

Um estudo mostra que as escolas brasileiras que têm computadores sofrem com conexões lentas e pouco viáveis para desenvolver atividades. Mas o problema ultrapassa os muros da escola e vai muito além disso, pois cerca de 30% dos lares brasileiros não têm acesso à internet, segundo a pesquisa TIC Domicílios de 2019. Na área rural, 56% estão desconectados.

“O MEC diz que nós precisamos estudar da onde a gente estiver, então como fazemos agora nesse momento de pandemia, que as pessoas não têm acesso à internet?”, questiona a estudante e presidenta da UBES, Rozana Barroso.

Ela explica que é preciso ampliar investimentos na área tecnológica para a educação pública, pois essa exclusão digital também é financeira. Afinal, os estudantes mais pobres sofrem por não ter internet em casa e, quando têm, o acesso é só pelo celular. Isso quando a qualidade da conexão permite, pois quanto mais longe dos centros urbanos, maior a dificuldade no sinal.

A Organização das Nações Unidas (ONU) considera que o acesso à internet é um direito humano. Portanto, em pleno século XXI, quem não tem esse acesso é impedido da plena cidadania, o que ficou ainda mais evidente com o isolamento social. Muitos estudantes têm dificuldade de acompanhar as aulas a distância ou se inscrever para o Enem, por exemplo.

“Isso deve ser um direito básico de todos, não dá pra ignorar essa situação tão desigual. O caminho para a democratização da internet deve ser pela inclusão digital”, completa Rozana.

A exclusão acontece de vários jeitos!

São importantes medidas e soluções para vários tipos de exclusão que afastam estudantes da sua cidadania. Entenda como isso acontece:

📵 Uma delas é a exclusão instrumental: há falta de computadores e equipamentos tecnológicos impedindo um ensino com maior qualidade e dinâmica.

🔇 Outra é a exclusão infraestrutural que acontece com os estudantes rurais e indígenas. Por não estarem nos grandes centros urbanos, são excluídos da conexão à internet por falta de infraestrutura como cabeamento, sinal ou transmissão. 

❓ Já a exclusão cognitiva é a falta de compreensão de como funciona a internet, pela precariedade das condições estruturais. Assim o estudante não sabe como buscar um conteúdo num site de pesquisa, por exemplo.

⚠️ E na exclusão institucional, os estudantes são impedidos de saber ou ter seus direitos por falta de acesso. Muitos jovens acima de 16 anos perderam o prazo de emissão do título de eleitor neste ano de eleições municipais. Por conta da quarentena, não foi possível procurar um cartório eleitoral presencialmente e o pedido foi feito de forma on-line.

O mesmo aconteceu com a inscrição do Enem 2020, mesmo com a mobilização do movimento estudantil pelo #AdiaEnem e pela prorrogação das inscrições. Há quem não tenha nenhum tipo de acesso e foi impedido de exercer seus direitos.