Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Carteira de Estudante Nacional
2 de dezembro de 2019
Lei da Meia-Entrada 2022
2 de dezembro de 2019
Mostrar todos os posts

Pague metade nos rolês com a carteirinha de estudante da UBES!

Carteirinha de Estudante: o que é?

Você quer dar um rolê no final de semana mas está sem grana? Relaxa! Com a Carteirinha de Estudante da UBES você paga meia!

Aproveite seu privilégio de estudante e garanta o único documento que te dá meia-entrada estudantil. A Carteirinha de Estudante da UNE, UBES e ANPG! Ela é a original e vale em todo o Brasil.

Só com ela você garante a meia-entrada em shows, cinemas e eventos esportivos. No entanto garanta que seu documento segue a lei, assim todo estudante pode usufruir desse direito pra sempre!

Sou estudante, tenho direito a carteirinha de estudante?

É claro que sim! Para isso, é só estar matriculado em uma dessas modalidades de ensino: fundamental, médio/ técnico, graduação e pós graduação, ainda como supletivo e cursos de especialização. Dessa forma, você garante sua meia-entrada no Brasil todo!

Como faço a Carteirinha de Estudante?

Deixa pra sair de casa no final de semana ou pra ir ao cinema! A Carteirinha de Estudante você compra online. É solicitar a sua através do site do Documento do Estudante. Em pouco tempo você receberá seu documento em casa. Enquanto espera, você pode utilizar o documento provisório! É só imprimir e começar a usar, ele é aceito da mesma forma que a carteirinha.

Como pagar metade do preço nos rolês

  • Entre e se cadastre no site do Documento do Estudante. Use um e-mail que você usa sempre e crie uma conta;
  • Pague: é só pagar um vez R$ 35,00 + frete. Em média, em 15 dias úteis sua carteirinha chegará na sua casa;
  • Valide sua carteirinha: após desbloquear seu documento no site, ele tem validade até o dia 31/março do ano seguinte da emissão. E você vai usá-lo para poder pagar meia-entrada em todos os eventos culturais e artísticos. Sim, até no Rock’n Rio ou nos jogos do seu time do coração!

Quais documentos preciso para solicitar minha carteirinha?

Você vai precisar de:

  • 01 foto de rosto recente (como a do RG)
  • 01 documento de identificação como RG, CNH, RNE ou passaporte;
  • 01 comprovante de matrícula no ano vigente

Obs: No caso do comprovante de matrícula, pode ser a declaração de escolaridade fornecida pela sua instituição de ensino ou boleto da mensalidade do ano atual.

Depois, é só tirar uma foto ou escanear seus documento. Envie eles no site do Documento do Estudante. Muito simples, né? Acesse nosso site e solicite sua carteirinha de estudante!

jovens escrevendo no quadro

O que é a Carteirinha de Estudante Provisória

O documento provisório é uma versão para imprimir da sua carteira de estudante. Por isso, ela é oficial e garante sua meia entrada! Você pode utilizá-la por 30 dias, até que seu documento seja entregue. Caso necessário, você pode renová-la no site. Assim que você desbloquear sua carteirinha permanente, o documento provisório se torna inválido. É só imprimir no site e começar a utilizar!

Como funciona a consulta digital da Carteira Estudante UNE

O aplicativo do validador de meia-entrada verifica a oficialidade das carteirinhas de estudantes. Promotoras de eventos podem utilizar este serviço para conferir a validade da meia-entrada.

Como surgiu a meia-entrada estudantil?

A Lei da Meia-Entrada surgiu em 2013, com o objetivo de garantir este benefício ao estudante. Ela é quem determina a carteirinha de estudante como o documento oficial para garantia do benefício.

A Lei trata especificamente da meia-entrada estudantil e prevê um modelo unificado nacionalmente e regulamentada pelas entidades estudantis como a UNE ( União Nacional dos Estudantes). Assim como pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Da mesma forma, foi criado o “Estatuto da Juventude” (Lei Federal nº 12.852/2013) que discorre sobre os direitos dos jovens e as políticas públicas voltadas para eles. Inclusive sobre o seu direito ao documento do estudante!

Você precisa de mais informações? Vamos esclarecer todas as suas dúvidas:

Quais itens tornam sua carteirinha de estudante Oficial?

Alguns na carteirinha são obrigatórios para validá-la. Acima de tudo, às variáveis tecnológicas, nossa carteirinha segue os padrões do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Cabe unicamente ao ITI  padronizar a CIE para a aplicação da certificação digital ICP-Brasil.

  • QR Code: é um sistema instituído pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.  Assim ele comprova a certificação digital do documento e pode ser lido pela instituição promotora do evento. Esse sistema se chama certificado de atributo e está contido no QR Code. O certificado de atributo é quando uma instituição atribui legitimidade digital ao documento.

Os elementos como layout, cores e símbolos do modelo único de carteirinha do estudante são padronizados pela UNE, UBES e ANPG, sendo eles:

  • Trama anti scanner;
  • Microletras;
  • Logo das entidades estudantis encarregadas junto da assinatura de seus respectivos presidentes (as): UNE, UBES, ANPG e logo da OCLAE (entidade dos estudantes da América Latina).

Toda carteira também deve ter os seguintes dados do usuário:

  • Foto do aluno;
  • Nome completo;
  • Número de RG e CPF impressos na carteirinha;
  • Data de nascimento;
  • Nome do curso e da instituição de ensino.

Nossa carteira do estudante UBES também conta com verificadores digitais para impedir falsificações:

  • Certificação Digital padrão ICP Brasil;
  • Microletras;
  • Tramas de Segurança;
  • QR-Code;
  • Código de Uso.

A Carteira de Estudante UNE, UBES e ANPG é válida até 31 de março do ano seguinte da emissão. É neste período em que as matrículas são feitas.

Carteirinhas de Estudante falsas?

Você sabe o que acontece quando alguém compra e usa uma carteirinha de estudante falsa? Ela recebe uma multa e vai presa. Entenda.

Antigamente, a meia-entrada estava em risco por causa das carteirinhas falsas. Este cenário só mudou em 2013.

Até então vivíamos uma situação de completa desregulamentação, tínhamos as leis estaduais e a medida provisória 2208/2001 que permitia que qualquer carteira ou comprovante de matrícula emitido por qualquer entidade ou instituição de ensino em tese desse o direito à meia-entrada, no entanto o efeito foi justamente o inverso. Como qualquer papel poderia ser instrumento de obtenção do direito na prática o que aconteceu é que todo mundo comprava meia, a meia virou a inteira e a inteira o dobro. A nova Lei vem para reorganizar e devolver ao estudante o direito de pagar efetivamente 50% do valor cobrado.

Explicou o tesoureiro da UNE, Ivo Braga, sobre o assunto.

Qual a punição para carteira falsa

Felizmente as politicas anti-fraude se tornaram rígidas e eficazes. É crime comprar uma carteirinha de estudante falsa ou ilegal. O uso de carteirinha falsa configura crime de falsidade ideológica e pode acarretar em até 5 anos de prisão. Pior ainda, isso causa um aumento no valor dos ingressos. Isto acontece pois a falsificação de carteirinhas gera uma demanda muito alta por meia-entrada.

É importante lembrar: a Lei da meia-entrada garante 40% dos ingressos disponíveis para cada evento em meia-entrada. Antigamente, devido ao alto volume de carteirinhas falsas, essa porcentagem era de apenas 10% dos ingressos.

Onde posso usar minha DNE?

A lei da meia-entrada busca promover o acesso aos eventos culturais e artísticos pelos estudantes. Dessa forma, a educação se torna mais rica de cultura e arte. Por esse motivo, você pode usar sua carteira do estudante em eventos maravilhosos em sua cidade e em todo o país.

Obs.: Lembre-se que nossa carteirinha tem valor nacional!

Quais locais aceitam meia-entrada estudantil?

Sua meia-entrada é valida em muitos lugares e te permite curtir todos os eventos:

  • Cinema
  • Qualquer filme pela metade do preço em todos os cinemas.
  • Shows
  • Com a carteirinha de estudante você assiste o show dos seus artistas favoritos.
  • Eventos
  • Teatros, eventos educativos, palestras e tudo de mais incrível.

Carteira de Estudante 2020

Saindo do forno! A partir de janeiro de 2020 a Carteira de Estudante tem uma nova identidade visual, mais moderna e jovem!  Ao pedir a Carteira de Estudante 2020, sua validade é até março de 2021. Ela conta com ainda mais tecnologias de segurança e garante o direito do estudante à meia-entrada.

Agora que você já sabe tudo sobre sua Carteirinha de Estudante UNE, UBES e ANPG não tem mais desculpa pra não sair no fds. Adquira já sua carteira e garanta a metade do preço!