Em ano de intensa defesa da Educação, UBES convoca 17º CONEG, 5º EME, e 14º ENET

Próximos encontros secundaristas acontecem de 17 a 20 de outubro. Os eventos e datas foram definidos em reunião da Diretoria Executiva da entidade

No sábado (17/8), a Diretoria Executiva da UBES se reuniu na sede da entidade, em São Paulo, para definir os rumos do movimento secundarista no próximo período. Ficou decidida a realização de três encontros nacionais entre 17 e 20 de outubro: o 17º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), o 5º Encontro Nacional de Mulheres Estudantes (EME) e o 14º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET).

“Se organizar neste momento é importante mais do que nunca. Os estudantes do Brasil estão prontos para defender a educação do Brasil em tempos de Bolsonaro”, afirma o presidente da entidade, o secundarista Pedro Gorki.

Conheça a Diretoria Executiva da UBES, formada por jovens de todo o Brasil

Neste ano, estudantes têm sido guardiões da educação pública, atacada pelo governo federal por meio de cortes, esvaziamento de políticas públicas e recorrentes falas de descredibilidade. Mais de um milhão de pessoas foram mobilizadas pelo movimento estudantil nos atos de 15 e 30 de maio, 14 de junho e 13 de agosto.

CONEG

Um dos principais fóruns deliberativos do movimento secundarista, o Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) acontece a cada dois anos. Reúne representantes de entidades regionais, municipais e estaduais. É no CONEG que o movimento define e convoca o Congresso da UBES (CONUBES), espaço onde a nova diretoria é eleita.

Veja como foi o 16º Coneg

ENET

Com estudantes de todo o país, o Encontro Nacional de Escolas Técnicas vai debater os desafios, a realidade e a importância deste tipo de formação. 

O ensino médio técnico tem tomado o centro do debate principalmente com os cortes de cerca de 30% do orçamento dos Institutos Federais e a reação estudantil, no movimento Tira a Mão do Meu IF e a campanha SOS IF. “Chegou o momento desses estudantes de norte a sul, que têm mandado vídeos, se encontrarem”, diz a diretora de Escolas Técnicas da UBES, Rozana Barroso.

Veja como foi o 13º ENET

EME

O Encontro Nacional de Estudantes (EME) é espaço para fortalecer uma rede de combate ao machismo nas escolas do Brasil. Meninas do país todo, convidadas e especialistas trocam experiências por um modelo escolar mais igualitário. 

Veja como foi o 4º EME