Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Meia-Entrada em jogos de futebol – quem tem direito?
2 de December de 2019
Quais documentos são necessários para comprar meia-entrada online?
2 de December de 2019
Mostrar todos os posts

Carteirinha de Estudante Grátis

A carteirinha de estudante é um direito e deve ser acessível a todos estudantes. Por isso, estudantes de baixa renda podem obtê-la gratuitamente. Para isso acontecer, o estudante precisa utilizar o Id Jovem. A seguir, você entenderá como fazer essa solicitação.

O que é o ID Jovem

O ID Jovem (Identidade Jovem) é um documento destinado a jovens de baixa renda. Com ele se tem vagas gratuitas e com desconto em transporte interestadual. A compra de ingressos com desconto também pode ser feita com o ID Jovem. Ele serve para jovens brasileiros entre 15 e 29 anos de baixa renda. Ainda que a meia-entrada possa ser comprada com o ID Jovem; somente a carteirinha de estudante garante a meia-entrada oficialmente. Dessa forma, ter seu documento do estudante em mão garante sua meia-entrada em qualquer lugar.

jovem mulher estudando

Como ter carteirinha de estudante de graça com o ID Jovem

Garanta carteirinha de estudante gratuitamente com o Id Jovem. Para tanto, é só realizar o cadastro no site documentodoestudante.com.br. Ao invés de pagar, envie seu número de solicitação o [email protected]. Envie também uma imagem do ID Jovem e seu RG. Nós vamos te responder e seguiremos com a solicitação gratuita.

Já separe os seguintes documentos

  • 01 foto de rosto recente digitalizada (como você usa no seu RG)
  • 01 documento de identificação como RG, CNH, RNE ou passaporte;
  • 01 comprovante de matrícula no ano vigente
Obs: No caso do comprovante de matrícula, pode ser a declaração de escolaridade fornecida pela sua instituição de ensino ou boleto da mensalidade do ano atual. Você pode escanear seus documentos ou só tirar uma foto! Moleza, né? Não perca tempo e garanta sua carteirinha de estudante.

E como funciona essa Carteirinha?

Legalmente conhecida como Carteira de Identificação Estudantil (CIE), a Carteirinha de Estudante é um documento! Dessa forma, ela garante seus direitos estudantis. Aliás, ela conta com tecnologia anti-fraude. A Lei Federal nº 12.933 garante o direito à carteirinha de estudante e à meia entrada:
Art. 4o  A Associação Nacional de Pós-Graduandos, a União Nacional dos Estudantes, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e as entidades estudantis estaduais e municipais filiadas àquelas deverão disponibilizar um banco de dados contendo o nome e o número de registro dos estudantes portadores da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), expedida nos termos desta Lei, aos estabelecimentos referidos no caput deste artigo e ao Poder Público.
  • Ainda não tem ID Jovem? Verifique se você pode solicitar esse benefício!

Requisitos para ter direito ao benefício do ID Jovem

  • A renda mensal da família do jovem deve ser de até dois salários mínimos ( (R$1996,00);
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal;
  • Ter as informações cadastrais atualizadas nos últimos 24 meses;
  • Saber o NIS: Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.
Agora você já sabe a importância da carteirinha e também como ter sua carteirinha de estudante grátis! Solicite a sua!