Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

No Congresso, frente ampla anuncia foco total por Fundeb permanente
27 de novembro de 2019
Como renovar a carteira de identificação estudantil
1 de dezembro de 2019
Mostrar todos os posts

Carteira de Identificação Estudantil grátis

A Carteira de Identificação Estudantil é um direito que deve ser acessível a todos os estudantes brasileiros. Entretanto, alguns estudantes não tem condições de adquirir a CIE. Para que o benefício da meia-entrada estudantil se estenda a eles, surgiu o ID Jovem. Sendo assim, ele é um documento destinado a jovens de baixa renda qgaranararue permite a solicitação da Carteira de Identificação Estudantil grátis. Entenda agora a importância da CIE e como solicitá-la gratuitamente.

O que é o ID Jovem

Este documento garante vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual para jovens baixa renda. Além disso, ele pode ser utilizado para a compra de ingressos com desconto. Dessa forma, ele é destinado a jovens brasileiros entre 15 e 29 anos com renda até 2 salários mínimos. Ainda que o ID Jovem seja uma forma de conseguir desconto em ingressos; a Lei da Meia-Entrada garante este benefício apenas através da Carteira de Identificação Estudantil. Dessa forma, a única garantia do seu benefício é a CIE.

Passo a Passo de como fazer seu ID Jovem

  • Baixe o app ID Jovem ou acesse o site https://idjovem.juventude.gov.br/ ;
  • Realize seu cadastro com: dados para contato, foto para personalizar o documento, nome da mãe, nome completo do jovem e NIS;
  • Você receberá seu documento na hora. Em casos de solicitação com o aplicativo, o documento será digital. Dessa forma, basta apresentá-lo para utilizar seus benefícios. Entretanto, para quem o solicita através do site, se faz necessário imprimi-lo para utilização.

O que é o NIS?

É o Número de Identificação Social. É ele que identifica os inscritos no CadÚnico. Dessa forma, só se emite o ID Jovem com o NIS. Para solicitar seu NIS, basta ir até o CRAS da sua cidade ou à Prefeitura. Antes de tudo, não se esqueça de verificar se você se enquadra nas condições do programa.

Como encontrar seu NIS

É possível encontrá-lo no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho. Também é possível consultá-lo em uma agência da Caixa Econômica. No entanto, no próprio site ID Jovem você encontra um link para consultar seu NIS. Este sistema se chama Consulta Cidadão e informa o Número de Identificação Social ao confirmar alguns dados.

CIE estudantil grátis usando o ID Jovem

É muito fácil fazer seu DNE gratuitamente se você tiver o ID Jovem. Basta se cadastrar no site documentodoestudante.com.br , não realizar o pagamento, enviar um e-mail para o [email protected] com o número da solicitação e a imagem do ID Jovem. Nós te responderemos para seguirmos com sua emissão gratuita.

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado e respondido suas dúvidas sobre a carteira de identificação estudantil – cie. Nos deixe um comentário!