O que é UNE – União Nacional dos Estudantes

Você sabia que existe um movimento estudantil válido nacionalmente e que representa você estudante? A UNE, só de estudantes graduandos responde por cerca de seis milhões de universitários de todos os 26 Estados e do Distrito Federal. E sem contar nos estudantes secundaristas e pós graduandos, que o movimento também corresponde. É a entidade estudantil mais última e que engloba a todos.

Além de ser muito importante para a educação do país e para os estudantes. Ela coopera com os estudantes, instruindo-os em atividades como criação de DCEs, criação de empresas juniors e participação em passeatas. Mais que isso, ela também organiza a eleição de um representante dos estudantes em todo o Brasil, como também o planejamento de festas.

No entanto, por ser um movimento gigante de abrangência nacional, ela vai se subdividindo em organizações em cada universidade e escolas. São entidades representativas como DAs (diretórios acadêmicos), CAs (centros acadêmicos), DCEs (diretórios centrais). E também em uniões estaduais de estudantes e executivas nacionais de cursos. A união destas organizações forma, há mais de 70 anos, a UNE.

Principais pautas da UNE

Nos últimos anos, a entidade alcançou importantes conquistas para a educação brasileira. Entre elas, a aprovação do Plano Nacional de Educação com o investimento de 10% do PIB no setor até 2024. E a destinação de 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação.

A UNE também esteve à frente de grandes lutas da categoria e da política brasileira. Como a campanha “O Petróleo é Nosso” na década de 1940. E também do enfrentamento ao nazi-fascismo e principalmente, durante a resistência à última ditadura civil-militar.

Também pelas “Diretas Já”, pelo movimento dos “caras pintadas” contra o governo Collor. Da mesma forma, participou da luta contra os governos neoliberais nos anos 1990. Assim também, pelas jornadas de junho de 2013 por um país melhor. Em suma, a UNE fez parte dos principais movimentos populares da história recente brasileira.

Conheça o Documento do Estudante oficial da UNE!