Qual a diferença do poder Executivo e do Legislativo?

Na eleição de 2018, cada um votará em dois candidatos para o Executivo e três para o Legislativo. Saiba qual a função dos dois poderes no Estado

Em 2014, a população brasileira elegeu um dos Congressos mais conservadores desde a redemocratização. Para o presidente da UBES, Pedro Gorki, é extremamente importante aproveitar a renovação possível a partir das eleições deste ano para escolher candidatos mais comprometidos com interesses populares: “Nossos representantes precisam atender às demandas do povo e nós, estudantes, queremos eleger candidatos que apoiem a defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade.”

Para isso é preciso saber a função dos cargos a que os candidatos estão concorrendo. Você sabe a diferença dos candidatos ao executivo e legislativo?

No regime democrático que vivemos o Estado é organizado em três poderes: executivo, legislativo e judiciário. O poder judiciário, que julga o cumprimento das leis, não é eleito pelo povo ao contrário dos outros dois poderes que elegeremos nesta eleição de 2018.

 

Veja também:
O que faz um senador?

Tudo sobre voto nulo x voto em branco

Quais são as funções dos deputados?