Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Quais documentos preciso para comprar meia-entrada?
13 de September de 2018
Estudantes entregam a candidatos reivindicações sobre educação pública
27 de September de 2018
Mostrar todos os posts

O que faz um senador?

A eleição para o Senado é bem simples de entender se comparada à da Câmara dos deputados. São eleitas as três pessoas que receberem maioria dos votos, ou seja, cada estado possui três senadores, totalizando 81 membros no Senado Federal.

O senador é o agente público que representa seu estado no Legislativo. Sendo assim, como os deputados federais, também é responsável pela proposta e aprovação de leis que vigoram em todo o país.

Para que uma proposta se torne lei precisa ser aprovada pelas duas Casas do Congresso. Se um projeto for proposto por um senador, deve primeiro ser aprovado pelo próprio Senado, depois aprovado na Câmara dos Deputados e, por fim, vai ao presidente da República, que pode sancionar ou vetar.

Atividades exercidas pelo senador

Senadores e deputados possuem atribuições semelhantes, mas apenas o senador tem o poder de aprovar autoridades indicadas pelo presidente. Ministros, líderes do Banco Central e o procurador-geral da República são aceitos ou rejeitados mediante votação secreta do Senado.

Ainda, é de responsabilidade do senador o julgamento destas autoridades e do presidente da República em violações relacionados ao cargo e nos chamados crimes de responsabilidade.

Em resumo, podemos listar como deveres do senador:

  • Propor, discutir e aprovar leis
  • Fiscalizar o governo
  • Aprovar autoridades
  • Processar e julgar presidente e autoridades
  • Aprovar o Orçamento da União

Você sabia que o senador tem um mandato de oito anos?

Diferente dos demais representantes políticos, o senador é o único que é eleito para um mandato de oito anos. O Senado é renovado a cada quatro anos de maneira alternada, que se dá da seguinte forma: em uma eleição é renovado um terço, então cada estado elege apenas um senador; na eleição seguinte, dois terços são renovados e cada estado elege dois senadores.

É por isso que em uma eleição nós escolhemos apenas um candidato para votar e na outra escolhemos dois! Por exemplo, em 2014, os estados escolheram apenas um senador cada e consequentemente votamos em apenas um candidato, já em 2018 deveremos escolher dois candidatos ao Senado.

Pesquise e conheça as propostas da sua candidata ou candidato e #NessaEleiçãoDefendaAEducação ✊